Como ativar ReBAR para GPUs da Intel

5 min de leitura
Imagem de: Como ativar ReBAR para GPUs da Intel
Imagem: Intel

A Intel entrou oficialmente no mercado de placas de vídeo dedicadas com as Arc A380 e A770. Os modelos competem com as GeForce GTX 1650 e RTX 3070, mas seu funcionamento ótimo está ligado diretamente a tecnologias indisponíveis em CPUs antigos.

Para um desempenho ideal, as GPUs Arc série A exigem a tecnologia Resizable BAR (ReBAR) — ou Smart Access Memory em sistemas AMD. Por se tratarem de placas com preços bem competitivos no Brasil, preparamos um guia explicando como identificar se seu PC tem a tecnologia, e como ativá-la.

O que é ReBAR?

O Resizable BAR é uma tecnologia opcional de interface PCI Express que otimiza as instruções e respostas entre a placa gráfica e o processador. Com jogos e texturas cada vez maiores, o volume de transferência de pacotes também acaba crescendo muito.

Normalmente, o processo de solicitação dos dados de carregamento de uma área é feito de uma vez e a resposta é sequencial. Utilizando a funcionalidade, essas instruções são enviadas apenas quando um asset é exigido.




Isso elimina a enorme fila de informações sequenciais quando todos os assets são solicitados de uma vez, permitindo mais pedidos simultâneos, com respostas concomitantes e priorizadas. O resultado é um carregamento de texturas e recursos mais inteligente e rápido.

Apesar de não utilizar o mesmo nome, a AMD também possui a sua versão da interface PCI Express opcional. O Smart Access Memory oferece o mesmo tipo de otimização de acesso à memória, com potencial equivalente para desafogar a CPU.

É uma funcionalidade exclusiva de placas Arc?

Não. Tanto o ReBAR quanto o SAM também funcionam em placas Nvidia e AMD. Entretanto, enquanto nas GeForce e Radeon esse incremento varia de 5% a 12%, nas placas Arc ele pode chegar a 30% dependendo do jogo.


Essa diferença é tão significativa porque os drivers das fabricantes precisam “explicar” para as placas como utilizar o ReBAR/Smart Access Memory. Além disso, assim como Ray Tracing, DLSS e FidelityFX, o suporte precisa ser implementado jogo a jogo.

Ganhos de FPS com Resizable BAR vão de 5% a 12% em placas GeForce RTX.Ganhos de FPS com Resizable BAR vão de 5% a 12% em placas GeForce RTX.Fonte:  VideoCardz 

Ao que tudo indica, tanto Nvidia quanto AMD parecem ter optado por focar em melhorar tecnologias proprietárias embarcadas em suas GPUs, já que elas contemplam, inclusive, sistemas mais antigos.

Meu PC é compatível?

Ambos ReBAR e SAM foram introduzidas em 2019 nos processadores Comet Lake de 10ª geração, e Ryzen 3000 (exceto nas APUs 3000G). Em termos de placas-mãe, apenas os chipsets Intel série 400 e AMD série 500, ou superiores, trazem as novas tecnologias embarcadas.

Apenas processadores Ryzen 3000 instalados em chipset AMD 500 ou superior têm acesso ao Resizable BarApenas processadores Ryzen 3000 instalados em chipset AMD 500 ou superior têm acesso ao Resizable BarFonte:  Gamers Nexus 

A maneira mais adequada de verificar se seu PC consegue utilizar O ReBAR ou SAM é por meio de softwares como o CPU-Z. Ao abrir o aplicativo, a primeira página já indica o modelo e arquitetura do processador.

Considerando que a arquitetura Comet Lake mudou o socket do processador para o LGA 1200, todos os sistemas com CPUs Intel Core de 10ª geração ou superior são totalmente compatíveis com a tecnologia.

CPU-Z é a ferramenta ideal para identificar processador e placa-mãe do sistema.CPU-Z é a ferramenta ideal para identificar processador e placa-mãe do sistema.Fonte:  CPU-Z Validator 

Para setups AMD, além de verificar se o processador é, no mínimo, um Ryzen 3000, é necessário abrir a segunda aba do CPU-Z e conferir se o chipset da placa mãe é da série 500.

Como ativar Resizable BAR

Caso seu sistema seja compatível, ainda é preciso ativar as funções de otimização diretamente na BIOS, já que elas vem desligadas por padrão. É importante frisar que essas configurações não são acessíveis em BIOS no modo Legacy ou CSM (Compatibility Support Module), e pode ser necessário desativá-los antes de prosseguir.

Modos CSM e Legacy precisam ser desativados.Modos CSM e Legacy precisam ser desativados.Fonte:  DigitalTrends 

Para isto, siga os seguintes paços:

  • Reinicie o PC e segure a tecla DEL para acessar a BIOS
    • em alguns modelos também podem ser as teclas ESC, F1 ou F2. Caso nenhuma funcione, verifique o manual da placa-mãe na página da fabricante.
  • Se necessário, desative os modos CSM ou Legacy nas configurações de Boot.
  • Reinicie o PC e acesse a BIOS novamente.

Usuários com Windows 10 e Windows 11 também podem utilizar a Inicialização Avançada para acessar a BIOS. No aplicativo de Configurações, busque a aba Atualizações e Segurança e selecione Recuperação de Sistema.

  • Clique em Reiniciar Agora
  • Selecione Troubleshoot / Solução de Problemas
  • Escolha UEFI Firmware Settings

Os próximos passos podem ser confuso, pois algumas funções mudam de nome dependendo do fabricante, além ficarem escondidas em menus diferentes. Procure e ative a opção Above 4G decoding. Geralmente ela fica na aba de Configurações PCI Avançadas, podendo estar em algum menu subordinado.

Busque a opção Above 4G Decoding nas configurações avançadas da BIOSBusque a opção Above 4G Decoding nas configurações avançadas da BIOSFonte:  Digital Trends 

Caso a opção de ativar o ReBAR não apareça automaticamente, salve as configurações, reinicie o sistema e abra a BIOS novamente. Retorne a aba com a função Above 4G decoding e o Resizable BAR deve estar disponível.

Certifique-se de que as opções Legacy ou CSM estejam desativadas, ou todo esse processo não fará diferença. Feito isto, salve as alterações e reinicie o sistema normalmente.

Preciso mesmo fazer isso tudo?

De maneira geral, se não está nos seus planos adquirir uma placa de vídeo Arc Alchemist, realmente não é necessário ter esse trabalho para ganhar 10 FPS. Apesar de as GPUs RTX e Radeon também serem compatíveis com a funcionalidade, o benefício real é bem pontual, quando existe.

Não está claro se placas Arc Battlemage e Celestial também dependerão do Resizable BAR para garantir bom desempenho.Não está claro se placas Arc Battlemage e Celestial também dependerão do Resizable BAR para garantir bom desempenho.Fonte:  HotHardware 

Além disso, não está claro se a configuração será essencial nas futuras Arc Battlemage e Celestial. Todavia, a linha Arc A770 está sendo vendida no Brasil a preços bem próximos ou até abaixo das RTX 3070, e a tendência é abaixar com a chegada de mais modelos.

Sendo assim, é essencial ativar a funcionalidade para quem adotar a primeira geração de placas de vídeo Arc. Contudo, dependendo de quão populares elas se tornarem, é possível que versões mais novas de BIOS compatíveis facilitem esse processo no futuro.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.