16 GB vs 32 GB de RAM: faz diferença em jogos?

5 min de leitura
Imagem de: 16 GB vs 32 GB de RAM: faz diferença em jogos?
Imagem: Freepik/Reprodução

Os novos processadores Intel e AMD já chegaram e ambos dão suporte ao novo formato de memória DDR5. Com isso, é natural que muitos usuários estejam preparando o bolso para realizar upgrades em seus setups, e a configuração da memória é um dos pontos mais importantes deste processo.

Com o crescimento da quantidade de serviços digitais em nuvem,  8 GB de RAM não são recomendados para a maioria dos usos atuais, já que quase sempre operam em navegadores. Mesmo as opções mais econômicos utilizam entre 2 GB e 3 GB de RAM com múltiplas abas abertas, sem contar outras operações de fundo do sistema.

Tanto por isso, é certo que um computador com capacidade para jogar precisa de no mínimo 16 GB, todavia, os kits de 32 GB são cada vez mais fáceis de achar no mercado. Com isso, muitos usuários ficam em dúvida se vale o investimento extra para garantir o máximo de desempenho em jogos.

16 GB é suficiente para jogar?

Ainda que jogos exigentes, como Cyberpunk 2077 e Elden Ring, tenham 12 GB de memória como requisito, são poucos os casos onde 32 GB farão diferença na experiência final. Mesmo em configurações altas, é comum encontrar gargalos de CPU ou VRAM antes dos 16 GB começarem a representar um limitador de desempenho.


Contudo, existem alguns pontos que podem influenciar mais do que a quantidade de memória disponível do sistema. A maioria dos kits vendidos atualmente contam com módulos em pares, para se beneficiar de operações em dual channel, mas pentes maiores também são dual rank.

Dual Channel é diferente de Dual Rank

Utilizar configurações dual channel de memória aumenta consideravelmente o volume de instruções que podem ser alocadas simultaneamente. Ser dual rank, por sua vez, implica em ter chips de memória dos dois lados do pente com barramentos 64-bit dedicados para cada um deles.


Isso aumenta a largura de banda dos pentes e garante um incremento ainda maior em PCs modernos, graças a tecnologia de memory interleaving. Essencialmente, enquanto um nível de memória está ocupado com alguma atividade, o processador consegue alocar novas instruções no segundo nível. Essa é, inclusive, a principal vantagem de utilizar kits de memória sempre em pares ou mesmo quartetos, seja em configurações de 16 GB (2x8 / 4x4) ou 32 GB (2x16 / 4x8).

32 GB para jogar seguro

Testes de desempenho apontam que o ganho de FPS com kits de 32 GB existe, contudo, é quase imperceptível na média, sendo um benefício apenas reduzindo stutterings em alguns jogos competitivos. De maneira geral, 16 GB costumam oferecer um ótimo desempenho, mas nem só de jogos vivem os gamers modernos.


As vantagens de instalar mais memória RAM começam a surgir quando consideramos que os hábitos modernos quase sempre envolvem realizar várias tarefas simultaneamente, mesmo jogando. Setups com mais de uma tela são cada vez mais comuns pelo ganho de produtividade no trabalho, mas também proporcionam experiências ricas em sessões longas de jogo.

O lazer é multitarefas

Ter um segundo monitor durante jogos casuais permite, por exemplo, tirar o atraso das quase infinitas séries e filmes oferecidos via streaming. Nesses casos, 16 GB começam a afetar o desempenho do sistema, já que parte da mágica dos serviços de streaming envolve carregar e armazenar os conteúdos em buffers, geralmente em pagefiles ou na própria RAM.

Gerenciadores de chamadas são comuns para coordenar estratégias em  títulos competitivos, sem depender de chats de voz integrados, nem sempre eficientes. Um dos aplicativos mais utilizados para essa finalidade é o Discord, que costuma ser bem fominha em relação à memória tanto na versão web quanto no aplicativo dedicado.

É importante reforçar que, mesmo com controladores eletrônicos para evitar regiões danificadas da memória (ECC), quanto mais próximo o uso de memória for da quantidade total disponível do sistema, maior a chance das famigeradas telas azuis – ou verdes dependendo da sua versão do Windows.

Não dispor de 32 GB de RAM não será, necessariamente, um problema para sessões multitarefas, e sem dúvidas garante uma boa margem de memória para eventuais picos de consumo, evitando engasgos ou travamentos.

Compartilhar faz parte

Outra prática muito comum entre jogadores é transmitir suas partidas, seja apenas para amigos em sessões privadas, seja via plataformas como Twitch, Facebook Gaming ou YouTube. Como os softwares de transmissão consomem muitos recursos de vídeo de CPU, jogar e transmitir do mesmo PC não é o ideal.

Entretanto, a maioria dos jogadores não dispõe de um setup dedicado para stream, e mais memória – além de muitos threads – é crucial nesses casos. Utilizar máquinas com apenas 16 GB de RAM irá, fatalmente, forçar o usuário a reduzir configurações gráficas para garantir que tanto a transmissão quanto o jogo rodem estáveis.

Investimento para o futuro

Talvez a maior vantagem de investir em 32 GB de RAM seja garantir uma boa longevidade do sistema. Por mais que as novas memórias DDR5 tenham um bom potencial de escalabilidade de velocidade, os modelos atuais de 5.200 MT/s e 5.600 MT/s já oferecem um ótimo desempenho.

Na realidade multiplataforma, a nova geração de consoles é quem irá pautar o desenvolvimento de jogos pelos próximos anos. Dessa forma, dificilmente títulos novos irão se beneficiar efetivamente de memórias com taxas de transferência muito acima do que já é possível atualmente.

Sendo assim, instalar 32 GB de RAM não irá fazer muita diferença em termos de desempenho em jogos isoladamente. Todavia, os preços de kits DDR5 já começaram a cair em relação a 2021, quando foram lançadas,  e mais memória tem potencial para assegurar que futuros upgrades foquem apenas em componentes com ciclos de melhoria mais curtos, como placas de vídeo ou processadores.


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.