OBS Studio 28.0: veja as novidades da grande atualização

1 min de leitura
Imagem de: OBS Studio 28.0: veja as novidades da grande atualização
Imagem: OBS Studio

O OBS Studio 28.0, atualização do software de streaming e screencast, foi oficialmente lançado. Os destaques relacionados a funcionalidades incluem suporte a cores de 10 bits, codificação de vídeo HDR e a chegada da porta Qt 6 para o framework de aplicativos mais recente.

Além dos já mencionados, o OBS Studio 28.0 conta com codificação de vídeo de alta eficiência (HEVC ou H.265), um novo formato de cores e configurações de espaço de cores, permitindo alterar configurações mais avançadas. Ele também apresenta uma boa mudança de interface - agora, o software está mais moderno, com um novo tema chamado "Yami".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os produtores de conteúdo poderão enviar mensagens de bate-papo para o YouTube a partir do OBS, dividir automaticamente as gravações com base no tamanho ou duração do arquivo e o novo menu de Acessibilidade permite mudar as cores de alguns elementos da interface para a melhor experiência. Outra coisa bastante interessante é que há a integração nativa do fundo virtual NVIDIA Broadcast com inteligência artificial e efeitos de remoção de eco da sala, e suporte ao Apple Silicon.

Mais alguns destaques válidos são o obs-websocket 5.0 como um plug-in primário, saídas SRT/RIST nativas, renderização EGL no Linux, suporte para o formato H.264 na fonte Linux V4L2, suporte para opções personalizadas de FFmpeg em fontes de mídia, entre outros.

Adeus 32 bits

Com a atualização e a implementação da porta Qt 6, o OBS Studio não é mais suportado em sistemas operacionais de 32 bits nem em sistemas Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). Outro ponto é que a visualização HDR não está funcionando no sistema Linux no momento. Várias entradas e codificadores ainda precisam ser atualizados.

O OBS é um software de código aberto e multiplataforma disponível para Linux, Windows e sistema da Apple. É possível instalar o OBS Studio 28.0 agora  como um aplicativo Flatpak do Flathub.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.