Facebook Gaming ou Twitch: qual é a melhor plataforma?

5 min de leitura
Imagem de: Facebook Gaming ou Twitch: qual é a melhor plataforma?
Imagem: Reprodução / TecMundo

Twitch e Facebook Gaming são as principais plataformas de streaming de jogos e eventos online. Com o avanço das tecnologias dos games e consoles, hoje em dia qualquer jogador pode montar o seu canal de transmissão e compartilhar com seus seguidores suas jogatinas, bate papos, entre outras atividades em tempo real.

O sucesso é tanto que o Facebook e a Twitch já integram até as áreas de transmissão de eventos esportivos, como a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro.

O Streamer Casimiro faz tranmissões de campeonatos como o Brasileirão 2022O Streamer Casimiro faz tranmissões de campeonatos como o Brasileirão 2022Fonte:  Reprodução / TecMundo 

Mas a pergunta que não quer calar é: qual a melhor plataforma para realizar streamings, ou assistir a transmissões ao vivo? Hoje o TecMundo traz as vantagens e desvantagens de cada uma para que você possa escolher a opção que mais lhe agrada. Confira!

Facebook Gaming

Vantagens

- Conteúdo divulgado pelo próprio Facebook

A grande vantagem do Facebook Gaming é a possibilidade de ter seu canal e seus conteúdos divulgados por toda a rede social. Os vídeos são enviados para usuários de acordo com os algoritmos da plataforma, com isso, há mais chances de novas pessoas descobrirem o seu conteúdo e se interessarem pela sua página.

Outra vantagem é a forma prática de compartilhar os conteúdos no seu perfil e em páginas que você administra. A própria plataforma traz ferramentas que permitem que uma única postagem seja replicada para diversos locais de uma só vez.

Tela principal do Facebook GamingTela principal do Facebook GamingFonte:  Reprodução / TecMundo 

- Realização de campeonatos e jogos de graça para serem transmitidos

Outra vantagem do Facebook Gaming em relação ao seu concorrente é a facilidade de criar campeonatos dentro do serviço, e fazer o streaming deles. Você pode criar uma competição entre amigos, ou até mesmo promover um torneio entre os seus seguidores, tudo de uma maneira prática e bem simples.

E se o problema é o preço de um jogo, o Facebook Gaming conta com uma série de games gratuitos para serem transmitidos. Alguns deles ainda têm o bônus de rodarem em nuvem, o que facilita ainda mais o streaming, já que não é preciso baixar o software e rodá-lo em seu PC.

- Repleto de personalidades

Para completar, o Facebook Gaming também é o lar de diversas celebridades mundiais, que se arriscam em transmitir suas partidas para seus fãs. Entre elas, destaque para o jogador Neymar, a cantora Anitta e a ex-campeã do UFC e atual lutadora da WWE: Ronda Rousey.

Ronda Rousey é uma das celebridades que possuem uma página no Facebook GamingRonda Rousey é uma das celebridades que possuem uma página no Facebook GamingFonte:  Reprodução / TecMundo 

Desvantagens

- Necessita de aplicativos para a transmissão

Ao contrário de seu concorrente, o Facebook Gaming precisa de um aplicativo para enviar o conteúdo de um jogo para a transmissão na plataforma. Embora softwares como OBS sejam gratuitos, em computadores mais modestos, essa ponte acaba prejudicando a qualidade do streaming, além da necessidade de aprender todo o passo a passo para fazer a conexão correta.

Além disso, o Facebook Gaming não conta com um aplicativo onde você possa realizar o streaming de um jogo direto do seu console. Com isso, pode ser que o usuário tenha que adquirir equipamentos como um PC ou uma placa de captura, sem contar o software mencionado anteriormente, para que todo o gameplay seja enviado em tempo real para a plataforma.

Página para iniciar a transmissão do Facebook GamingPágina para iniciar a transmissão do Facebook GamingFonte:  Reprodução / TecMundo 

- Audiência bem mais baixa que a do Twitch

Embora repleta de estrelas e dentro de um das redes sociais mais usadas do mundo, o Facebook Gaming ainda está muito atrás da Twitch em relação à audiência. Enquanto a plataforma tem suas maiores audiências em uma média de 300 a 500 mil espectadores, a concorrente possui uma média de 1 a 2 milhões de visualizações em tempo real.

Twitch

Vantagens

- Facilidade para transmitir jogos e outras atividades

A Twitch tem como sua grande vantagem as múltiplas, e simples, maneiras de se fazer uma transmissão na plataforma. Nela, é possível realizar um streaming direto do seu console, PlayStation ou Xbox, ou através do seu computador sem a necessidade de um software para fazer a ponte.

Isso porque ela conta com um aplicativo próprio que auxilia os streamers a realizar suas transmissões de uma maneira mais simples. E mesmo para eventos que necessitam de mais interações, e até mesmo animações, a plataforma tem compatibilidade total com os principais aplicativos para montar e realizar essas lives.

A Twitch conta com um interessante sistema de navegaçãoA Twitch conta com um interessante sistema de navegaçãoFonte:  Reprodução / TecMundo 

- Audiência maior

Como dito anteriormente, a audiência da Twitch ainda é bem maior que a de seus concorrentes. Sendo assim, fazer uma transmissão na plataforma é ter a possibilidade de alcançar um público bem maior do que no Facebook Gaming, por exemplo.

Além disso, a própria interface de busca de conteúdo da Twitch é mais simples, organizando o que está sendo transmitido pelos jogos mais populares, maiores audiências do momento, e uma série de configurações nas quais você mesmo pode mudar de acordo com seu gosto.

- Recompensas para quem assiste e transmite

Outro ponto bem atrativo na Twitch é o seu sistema de recompensa. Para quem assiste aos conteúdos, caso você seja assinante do serviço Amazon Prime, todo mês é possível resgatar itens exclusivos e jogos de graça, além de poder dar uma inscrição mensal para seu streamer favorito.

Sistema de recompensas da TwitchSistema de recompensas da TwitchFonte:  Reprodução / TecMundo 

Já para quem realiza as transmissões, o público pode dar recompensas para você de diversas formas. Desde gorjetas enviadas pelo chat, até inscrições e doações de um determinado valor.

Desvantagens

- Interface poluída e chat confuso

A grande desvantagem da Twitch é a sua interface. Embora ela conte com um sistema de navegação bem atrativo, na hora de assistir a uma transmissão, a janela é bastante confusa e repleta de elementos.

Para completar, nos canais mais populares, o chat é uma grande confusão, onde os assuntos somem em questão de segundos. Para contornar o problema, é preciso fazer o envio de um Super Chat, o que gera um custo para que sua mensagem seja destacada entre as demais.

Chat ta Twitch é um dos diversos elementos que poluem a interfaceChat ta Twitch é um dos diversos elementos que poluem a interfaceFonte:  Reprodução / TecMundo 

Agora que você conhece as principais vantagens e desvantagens do Facebook Gaming e da Twitch, basta colocar lado a lado e ver o que mais lhe agrada para começar a realizar as suas transmissões. Quem sabe você não se destaca entre as principais estrelas das plataformas no país?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.