Vale a pena investir em RAM DDR5 de alta frequência para jogar?

4 min de leitura
Imagem de: Vale a pena investir em RAM DDR5 de alta frequência para jogar?
Imagem: Unplash/reprodução

As memórias DDR5 foram introduzidas ao mercado no fim de 2021, encerrando a hegemonia do padrão DDR4, e prometendo o dobro de performance em relação a sua antecessora.

Mas será que realmente vale a pena pagar mais caro nesses módulos durante a Black Friday quando o assunto são games?

Pensando exatamente nessa pergunta, trouxemos um conteúdo completo sobre esse produto de alta frequência. Confira!

DDR5: O que muda?

A chegada dos módulos de memória RAM DDR5 mudaram bastante em relação as já bem estabelecidas memórias DDR4, e talvez o principal avanço seja no formato dos canais de comunicação dos novos pentes.

Sempre que o usuário ia montar uma máquina gamer, a grande dica quando falamos de RAM DDR4 era sobre o famoso Dual Channel. Basta pensar que os pentes de memória se comunicam diretamente com o processador e, entre a informação sair da memória e chegar até a CPU, esses dados precisariam passar por um canal de comunicação.

Até pouco tempo, a forma mais indicada de fazer isso era através do Dual Channel, ou seja, colocar dois módulos de RAM, preferencialmente iguais ou parecidos, com 8 GB, por exemplo, para somar 16 GB.

No vocabulário da informática seria algo como "2x8", totalizando a quantidade de RAM da máquina. Dessa forma, o Dual Channel estaria completo: dois módulos se comunicam mais rapidamente do que apenas um módulo de 16 GB.

Canais de comunicação do DDR5Canais de comunicação do DDR5Fonte:  AnnandTech/reprodução 

Com a RAM DDR5 isso muda, uma vez que cada pente de memória já tem dois canais de comunicação embutidos, facilitando a troca de dados entre os componentes e melhorando a performance.

Além do mais, a maioria dos novos módulos já chegam com 16 GB, então em tese é mais fácil comprar apenas um pente do que dois.

Com isso, as frequências e a performance das novas memórias também aumentam. No DDR4 as versões mais altas encontradas no mercado brasileiro ficavam na casa dos 3.200 MHz, que ainda é um bom número.

Porém, as novas tecnologias começaram em 2021 a partir dos 4.800 MHz, e agora, já são encontradas com 5.600 Mhz, por exemplo.

RAM DDR5 tem transferência de dados mais aceleradaRAM DDR5 tem transferência de dados mais aceleradaFonte:  All About Circuits/reprodução 

A capacidade é outro fator de mudança importante nos pentes de memória RAM DDR5. Agora é possível encontrar módulos únicos de 64 GB, com a possibilidade de combinar esses componentes e atingir incríveis 128 GB na máquina – embora essa não seja a realidade do público doméstico que só quer jogar bons jogos em altas taxas de quadros.

Em termos de compatibilidade, a pinagem do DDR5 mudou. Isso significa que não é possível encaixar essas memórias em slots DDR4 na placa-mãe, e nem mesmo encaixar pentes DDR4 em placas-mãe compatíveis apenas com o DDR5.

Atualmente os processadores Intel Alder Lake de 12ª e 13ª Geração, recém-anunciados, são compatíveis com as duas versões, mudando apenas as mainboards. Já os recentes AMD Ryzen 7000 só tem compatibilidade com o DDR5.

Posição dos encaixes é completamente diferentePosição dos encaixes é completamente diferenteFonte:  Adata/divulgação 

DDR4 vs DDR5: performance em jogos

O DDR5 tem muitas mudanças imponentes, mas no fim do dia não perde em praticamente nada para a memória RAM DDR4 quando o assunto são games. Para mostrar os resultados, nós compilamos diversos testes feitos pelo canal Testing Games, que utilizou um processador Intel Core i9-12900K e uma RTX 3080.

Na memória RAM DDR5, a placa-mãe utilizada foi a MSI MPG Z690 Force, enquanto o kit de RAM é o XPG Lancer de 5.200 Mhz; no DDR4 o kit utilizado tinha 3.200 Mhz da GSkills TrindentZ, junto a uma MSI PRO Z690-DDR4.

d  Tecmundo (via Testing Games) 

Como podemos observar, as variações máximas ficam entre 8% a 10% em Cyberpunk 2077 e Red Dead Redemption 2, que na prática seriam facilmente números imperceptíveis no gameplay.

No entanto, precisamos considerar que a bancada utilizada conta com alguns dos melhores componentes disponíveis no mercado, então a intenção é entender o máximo que pode ser extraído dessas duas memórias.

A RAM DDR5 é melhor utilizada para profissionais de edição de vídeos, uma vez que a timeline fica mais suave para trabalhar. O mesmo vale para editores de imagem, que precisam abrir arquivos brutos pesados ou bibliotecas de imagens ao mesmo tempo.

Afinal, vale a pena investir em uma RAM DDR5?

Na teoria, a memória RAM DDR5 traz inovações bem importantes para a indústria, e é um dos requisitos caso o usuário queira investir nos Ryzen 7000, enquanto ainda há boa autonomia nos processadores Alder e Raptor Lake, da Intel.

No entanto, é um novo componente que traz muito pouco desempenho ao público gamer se comparado o anterior. Ao mesmo passo, enquanto é possível encontrar ótimas memórias DDR4 em 16 GB, por cerca de R$ 400 em média, a RAM DDR5 mais barata encontrada custa R$ 799.

Dessa forma, a escolha fica por sua conta. Será que 400 reais a mais valem a pena por 15 frames extras em alguns jogos? Por outro lado, o DDR4 estará com os dias contados no futuro, e o DDR5 é a chance de começar de cabeça em uma nova geração e ter uma boa longevidade.

Para mais conteúdos sobre produtos e serviços na Black Friday, continue de olho aqui no TecMundo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.