Como jogar The Legend of Zelda em ordem cronológica?

7 min de leitura
Imagem de: Como jogar The Legend of Zelda em ordem cronológica?
Imagem: Nintendo/Divulgação

Com duas dezenas de jogos na série principal, The Legend of Zelda é uma das séries mais populares da Nintendo mas não chega nem perto de ser a mais simples de entender. Afinal, as aventuras de Link e Zelda envolvem viagens no tempo — e, é claro, isso acaba tornando tudo ainda mais confuso.

Para você ter uma ideia, a série se divide em diferentes linhas temporais após os acontecimentos da primeira Era, resultando em universos alternativos que, de alguma forma, parecem se juntar novamente em algum ponto dando origem à Era da Calamidade.

A ordem cronológica da série Zelda

Sabemos por experiência própria que entender a série não é tarefa para os fracos. Ao longo dos anos, a própria Nintendo demonstrou dificuldade para encaixar os títulos em uma linha temporal que fizesse sentido. Por sorte, as mentes geniais por trás da franquia deram um jeito, e uma ordem cronológica acabou sendo confirmada.

É importante observar que nem todos os títulos da série fazem parte da cronologia oficial, com lançamentos como o primeiro Hyrule Warriors e os jogos para CD-i, por exemplo, ficando de fora. Para simplificar, listamos tudo em ordem logo abaixo:

Como você pode ver, os eventos vistos no aclamado Ocarina of Time geraram três realidades alternativas nas quais se encaixam diferentes jogos. Lá na frente, muitos anos no futuro, essas linhas convergiram e deram origem a uma nova Era.

A seguir, você confere uma breve explicação dos fatos ocorridos na confusa linha temporal da saga de Link, Zelda e Ganon.

O começo de tudo

Centenas, talvez milhares de anos no passado, surgia uma Lenda...

Skyward Sword

Em Skyward Sword, jogadores são apresentados a Link e Zelda em Skyloft, uma cidade acima das nuvens, acompanham a criação da Master Sword e presenciam os fatos que levaram ao surgimento do loop eterno das forças do bem contra o mal.

The Minish Cap

Muitos anos depois de Skyward Sword, um jovem chamado Link conhece Ezlo, um membro da raça Minish que foi transformado em chapéu por um mago malévolo chamado Vaati. Quando o vilão ataca o castelo, Link sai em uma jornada pelo reino de Hyrule para proteger Zelda.

Four Swords

Marcando a entrada da série no mundo multiplayer, Four Swords permitia até quatro jogadores se aventurarem simultaneamente por Hyrule. No jogo, Vaati retorna e precisa ser combatido novamente, desta vez com o uso de uma mítica lâmina conhecida como Four Sword.

Ocarina of Time

Um dos mais conhecidos e icônicos jogos de toda a série, Ocarina of Time marcou toda uma geração e influenciou toda a indústria de games. Na história, a vida de Link muda quando ele, que até então era a única criança na vila Kokiri sem uma fada, conhece Navi e sai em uma aventura que envolve até mesmo uma viagem sete anos no futuro para ajudar a jovem Princesa Zelda a impedir os planos de Ganondorf, o Rei Gerudo.

Linha do tempo do Herói Caído

Nesta realidade criada quando Link perdeu em sua batalha contra Ganondorf em Ocarina of Time, o mundo sucumbiu ao poder do vilão.

A Link to the Past

Em uma noite de chuva, um jovem chamado Link recebe uma mensagem telepática da Princesa Zelda pedindo ajuda. Ela havia sido aprisionada pelo mago Agahnim, um servo de Ganon que planeja aprisionar Sete Donzelas de Hyrule no reino sombrio e libertar seu mestre.

Link's Awakening

Depois de derrotar Ganon em ALttP, enquanto estava navegando, Link é pego por uma terrível tempestade e vai parar em Koholint, uma misteriosa ilha cheia de perigos e com um estranho ovo gigante no topo de uma montanha.

Oracle of Seasons

Depois dos eventos do jogo anterior, Link é convocado pela Triforce para ajudar Din, uma famosa dançarina que também detém o poder do Oráculo das Estações. O herói sai em uma aventura pela reino de Holodrum em busca do Rod of Seasons, um cajado que lhe dá a habilidade de alterar as estações à vontade, que deve ser usado para impedir os planos do General Onox e da maligna bruxa Twinrova.

Oracle of Ages

Depois de ser convocado pela Triforce, Link sai em uma aventura para auxiliar Nayru, o Oráculo das Eras, que também é uma cantora com a voz mais bela em todo o reino de Labrynna. Quando ela é possuída pela feiticeira Veran, seus poderes causam um tremendo impacto no fluxo do tempo, e cabe ao rapaz encontrar o instrumento conhecido como Harp of Ages para controlar o tempo e impedir o plano da feiticeira das sombras e de Twinrova.

A Link Between Worlds

Muitos anos depois de ALttP, um novo Link precisa salvar Hyrule de um poderoso mago capaz de aprisionar pessoas em quadros. O herói acaba ganhando o poder de se transformar em pintura e viajar entre os mundos de Hyrule e Lorule, uma versão deturpada de seu reino. O rapaz usa suas novas habilidade para auxiliar a Princesa Zelda e combater o vilão.

Tri Force Heroes

Alguns anos depois de ALBW, Link sai pelo mundo em busca de aventuras e encontra o Reino de Hytopia, onde a Princesa Styla está sofrendo nas mãos da bruxa Lady Maud, sendo obrigada a usar uma roupa horrível. Como seu reino é muito apaixonado pela moda, a princesa precisa da ajuda de Link — que sai em uma nova missão multiplayer.

The Legend of Zelda

Embora o primeiro lançamento da série não tivesse realmente uma trama muito aprofundada, sabemos que Link sai em uma aventura para salvar Zelda e Hyrule das mãos de Ganon — que parece estar vencendo, já que o mundo está um verdadeiro caos e repleto de monstros.

The Adventure of Link

Cerca de três anos após TLoZ, asseclas de Ganon planejam um ritual para ressuscitar seu mestre. Para isso, eles vão precisar do sangue de Link, que sai em busca da Triforce da Coragem para acordar a Princesa Zelda, que está presa em um sono profundo.

Linha do tempo de Link Criança

Neste universo alternativo, Link venceu a batalha contra Ganondorf em Ocarina of Time e voltou para o passado, quando ainda era uma criança.

Majora's Mask

Após se separar de Navi no final de OoT, Link resolve sair em busca de sua amiga e acaba sendo atacado pelo Skull Kid, que estava sendo controlado pela temível máscara de Majora. O herói vai parar em Termina, que parece uma espécie de universo paralelo onde a Lua está em rota de colisão com o planeta. Ele precisa evitar que o mundo acabe... e só tem três dias para dar cabo da tarefa.

Twilight Princess

Muitos anos se passaram desde OoT e MM, e um novo Link renasceu em Hyrule. O herói precisa mais uma vez unir forças com uma criatura chamada Midna para ajudar a Princesa Zelda a combater Ganondorf, que havia sido aprisionado em um reino de Twilight e conseguiu se libertar, liderando um exército de criaturas estranhas e perigosas.

Four Swords Adventures

Vaati retorna mais uma vez, mas agora Link descobre que ele é na verdade apenas um peão de Ganondorf, reincarnado séculos depois de sua derrota em TP.

Linha do tempo de Link Adulto

Esta realidade alternativa foi criada quando Link venceu a batalha contra Ganondorf em Ocarina of Time. O herói voltou para o passado, mas o mundo do futuro, mesmo a sua presença, continuou existindo livre da ameaça do vilão.

The Wind Waker

Séculos depois de OoT, Hyrule agora está inundada por um oceano conhecido como The Great Sea. Depois que sua irmã é sequestrada, um garotinho chamado Link vai ao resgate e acaba descobrindo mistérios sobre o mundo, conhecendo a pirata Tetra e entrando de cabeça em uma aventura pelos mares (e debaixo deles).

Phantom Hourglass

Link e Tetra saem em uma nova aventura imediatamente após os eventos de WW com a missão de encontrar terra seca e fundar a Nova Hyrule.

Spirit Tracks

Mais de um século depois dos eventos de Wind Waker e Phantom Hourglass, Link renasce e agora precisa defender o novo reino de Hyrule de sinistra nova ameaça... dessa vez viajando sob trilhos!

Tempo de Calamidade

De alguma forma, muitos anos no futuro, as três linhas temporais convergiram entre si, originando o mundo visto a partir da Era da Calamidade. Existem muitos indícios de que esta realidade pode ser uma fusão das outras três, com elementos fazendo referências a títulos The Wind Waker, Twilight Princess e Link's Awakening, por exemplo, estando presentes em Breath of the Wild.

Age of Calamity

100 anos antes dos eventos de Breath of the Wild, Link e seus amigos enfrentam a Era da Calamidade, quando Calamity Ganon avança contra as forças de Hyrule para dominar o reino.

Breath of the Wild

Um século depois de Age of Calamity, Link desperta de um sono profundo e descobre que o reino está despedaçado. Seu exército perdeu a batalha no passado... mas não a guerra! O rapaz sai então em uma nova aventura para juntar forças e combater Ganon mais uma vez.

A sequência de Breath of the Wild

Ainda não sabemos muito sobre a continuação de BotW, mas o hype é altíssimo. Pelos trailers divulgados até agora, vimos que Link deve ganhar novos poderes e visitar ilhotas nos céus em uma possível referência a Skyward Sword, tido hoje como o princípio da saga.

Estaria o círculo se fechando, dando um fim ao loop? A resposta para esta pergunta só saberemos no ano que vem, já que A sequência de Breath of the Wild foi adiada para 2023.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.