Xaropinho entra na petição para Nintendo traduzir Pokémon em PT-BR

2 min de leitura
Imagem de: Xaropinho entra na petição para Nintendo traduzir Pokémon em PT-BR
Imagem: The Pokémon Company/Divulgação

Pokémon Scarlet e Violet deram o que falar nesta semana com o início de uma campanha intensa dos fãs para que os jogos da 9ª geração de monstrinhos sejam lançados com suporte ao português do Brasil. Além da repercussão em grandes veículos de comunicação, personalidades como a ex-BBB Juliette Freire, Casimiro, Celso Portiolli e até mesmo as redes do Duolingo se posicionaram a favor do movimento. Agora, um novo aliado inusitado se juntou ao coro: o Xaropinho.


Em um vídeo publicado nesta quinta-feira (3) nas redes do SBT Games, o mascote do Programa do Ratinho deixou um recado para a Nintendo e The Pokémon Company: ele está de olho e os novos jogos de Pokémon têm que ser acessíveis, com legendas em PT-BR.

“A parada é a seguinte: o SBT Games me alertou que tem jogo do Pokémon sem tradução para o português. De novo, cara?! Vocês estão de sacanagem, bicho, com a gente? Bora traduzir os Pokémon tudo pra nós aí, mano! E tem que ter acessibilidade, hein! Eu tô de olho em vocês, fica ligado aí, rapaz! Vou fazer DNA de todo mundo, vocês vão ver só”, garantiu.

Se você ainda não se juntou à campanha, é possível fazer barulho usando as tags #ScarletVioletPTBR e #PokemonPTBR nas redes sociais, especialmente Twitter. Os fãs também estão abrindo chamados na página de oficial de suporte.

Pokémon Scarlet e Violet chegam no fim de 2022 ao Nintendo Switch.Pokémon Scarlet e Violet chegam no fim de 2022 ao Nintendo Switch.Fonte:  The Pokémon Company/Divulgação 


Será que agora vai?

Embora o Brasil conte com outras mídias de Pokémon localizadas em português, como animes, mangás e o jogo de cartas Pokémon TCG, a série principal de RPGs segue sem contemplar nosso idioma já há mais de 26 anos. Os pedidos já vêm de longa data, mas é a primeira vez que a campanha alcança uma proporção desse tamanho.

A The Pokémon Company é a responsável por operar a marca e seus produtos, mas vale lembrar que a Nintendo, que também tem o histórico de deixar os brasileiros de lado, começou a localizar alguns dos seus principas lançamentos. Isso aconteceu pela primeira vez na história com Mario Party Superstars, em outubro do ano passado. Outros dois títulos já estão confirmados com tradução: Mario Strikers: Battle League e Nintendo Switch Sports.

Pokémon Scarlet e Violet têm lançamento previsto para o fim de 2022, exclusivamente para o Nintendo Switch. Segundo as primeiras informações, os jogos seguem uma fórmula de mundo aberto e devem refinar a premissa de Pokémon Legends: Arceus, mas com uma nova geração de monstrinhos para conhecer e capturar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.