Valve vai revisar a compatibilidade de cada jogo com o SteamDeck

2 min de leitura
Imagem de: Valve vai revisar a compatibilidade de cada jogo com o SteamDeck
Imagem: Steam/Divulgação

A Valve está prometendo bastante coisa para o SteamDeck, PC portátil que será lançado em dezembro. Disse, por exemplo, que não encontrou jogos que não rodem no seu hardware. A questão que permanece, mesmo assim, é se os jogos combinarão com a telinha pequena e os controles diferentes do SteamDeck, sem mouse e teclado, como num PC.

Como a Valve não está pra brincadeira com o SteamDeck, eles também pensaram nisso e criaram um sistema de classificação de compatibilidade. Ao entrar na biblioteca pelo portátil, você poderá acessar uma sessão específica chamada "Ótimo no Deck", em tradução livre. Lá só vai ter jogo que roda perfeitinho no novo aparelhinho da Valve.

Fonte: SteamDeck/ReproduçãoFonte: SteamDeck/ReproduçãoFonte:  SteamDeck/Reprodução 

Além disso, o resto dos jogos da Steam — quase 60 mil títulos! — receberá badges com ícones. Assim, fica fácil ver na loja o que funciona no Deck ou não. São três classificações:

  • Verified (Verificado): jogos que se adaptam sem o menor problema ao SteamDeck, sua tela e seus controles, além de permitir transição fácil entre vários dispositivos.
  • Playable (Jogável): títulos que funcionam bem, mas têm alguns engasgos, como não exibir o teclado touch automaticamente ou exigir mudanças na configuração pro Deck.
  • Unsupported (Sem Suporte): não rodam no Deck, seja porque são incompatíveis com o sistema ou porque exigem funções como realidade virtual.

Há ainda uma quarta classificação: Unknown ou Desconhecido. Esses são os jogos que não foram revisados pela Valve, mas você pode baixar no SteamDeck por sua conta e risco. Isso nos leva ao próximo ponto.

Projeto ambicioso de revisão geral

As classificações acima não são automáticas: a Valve contratou testadores que vão revisar cada jogo manualmente, encaixando-os nas diferentes categorias. A comunidade também poderá deixar seus comentários, se achar que a classificação está errada — mas, a princípio, será um trabalho de formiguinha para analisar cada um dos milhares de games da Steam.

Cada jogo será avaliado de acordo com critérios objetivos e bem definidos:

  • Compatibilidade geral com o hardware.
  • Compatibilidade com o sistema Proton, que é a base do OS do SteamDeck. Isso inclui alguns softwares anti-cheat das produtoras de games.
  • Resolução na tela do SteamDeck, incluindo leitura de textos.
  • Suporte para inputs do jogador, como teclado touch e controles do SteamDeck.

Caso os desenvolvedores criem atualizações para melhorar a compatibilidade, a classificação do game pode mudar. A Valve também pretende melhorar o sistema, para resolver problemas com o software e os anti-cheat. Mas ainda não sabemos quando isso vai acontecer.

Na tela de cada game, será possível ver abrir uma tela com os detalhes de compatibilidade de cada jogo. Se ele está como "Playable", por exemplo, você pode ver qual é o problema que o impede de ser "Verified" e decidir se topa jogar mesmo assim. O negócio é saber quantos mil jogos ainda estarão como "Unknown" quando o SteamDeck for lançado...

De todo modo, a iniciativa de classificação merece elogios. Ok que qualquer problema logo renderia comentários na página do jogo, mas algum usuário teria que fazer esse teste de qualquer forma, né? Então, melhor que seja o próprio pessoal da Valve, facilitando o processo para os usuários. E você, o que achou da novidade?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.