Abandoned: lançamento do app-trailer foi um 'desastre', diz diretor

4 min de leitura
Imagem de: Abandoned: lançamento do app-trailer foi um 'desastre', diz diretor
Imagem: Blue Box/Reprodução

Apesar de ter sido anunciado em abril deste ano, o tanto de idas e vindas que Abandoned já sofreu nos faz pensar que o jogo foi revelado há anos. Depois do decepcionante lançamento do app-trailer do game, o diretor Hasan Kahraman resolveu se pronunciar. Ele disse, inclusive, que a estreia do software foi “realmente um grande desastre”. O profissional da Blue Box admitiu que o problema deixou os jogadores decepcionados, mas defendeu que tudo foi planejado para pelo menos dar um gosto da experiência que eles pensaram inicialmente.

“Basicamente, tivemos que cortar algumas filmagens do teaser de abertura e eu sabia que não era uma boa ideia usar a mesma filmagem que tínhamos no Twitter e colocar lá, porque são literalmente apenas quatro segundos de filmagem e isso não dá muita [informação]. Mas precisávamos fazer isso porque as pessoas queriam um patch, certo? Essa era a nossa primeira prioridade — apenas disponibilizar o patch, porque adicionaremos mais conteúdo em breve”, argumentou em uma longa entrevista ao site NME.

Kahraman explicou que o app-trailer não foi ao ar em 10 de agosto no PlayStation 5 porque houve problemas com a engine que não puderam ser resolvidos a tempo. Ele disse que outras equipes estavam trabalhando com a Blue Box no caso, mas que mesmo assim tudo ficou “fora de controle”.

“Talvez seja porque usamos a Unreal Engine 5, que está em acesso antecipado, o que realmente não é recomendado para um projeto como este. , mas nós o fizemos de qualquer maneira porque precisávamos dos recursos que ela tinha”.

Novos conteúdos no app-trailer

O diretor prometeu que os novos conteúdos chegarão em breve ao app-trailer, porém, sem especificar uma data. Inclusive foi falado especificamente sobre o trailer cinemático.

“Queríamos lançá-lo na GamesCom, mas só temos que ver se podemos alcançá-la. A GamesCom é tipo, daqui a uma semana? Não queremos cometer os mesmos erros de anunciar uma data e, em seguida, tornar tudo realmente apertado novamente para nós. Porque se nós bagunçarmos tudo, então eu acho que ficará bagunçado para sempre. Queremos ter certeza de não anunciar uma data ainda, mas é muito em breve que o trailer cinematográfico estará no ar”.

Kahraman contou que logo após o trailer cinemático será a vez dos jogadores experimentarem o Prólogo Jogável. Questionado em relação às datas específicas, ele disse que aprendeu que o melhor é não anunciar “algo muito cedo”, já que muitas vezes é difícil cumprir as promessas depois.

Não é Metal Gear...

Sobre outro assunto interessante, o diretor negou que as teorias que dizem que Abandoned tem conexão com Metal Gear estão corretas. Especificamente sobre a foto do homem com um tapa-olho, ele revelou que aquele é o vilão do game.

“A questão é que, na verdade, este é um personagem poderoso e meta-humano. Ele parece careca, mas na verdade tem pelos faciais e cabelo, mas está tão borrado que você não vê isso. O motivo de estar desfocado é porque queremos surpreender as pessoas — não queríamos revelar, mas as pessoas compreenderam isso mal, então, de agora em diante, não vamos desfocar mais nada”.

Abandoned

Abandoned conta a história de Jason Longfield, que acorda em uma floresta desconhecida. Ele lidará com eventos estranhos e um local com aparência assustadora, o que poderia sugerir um título assustador. Assim, o foco estará em outros gêneros.

... e nem Silent Hill

O responsável pelo game também afirmou que a relação com Silent Hill é completamente falsa, já que o título nem é do mesmo gênero (terror). “Abandoned é um jogo de tiro/sobrevivência”, ele explicou, complementando que ele tem somente elementos de terror.

A reportagem do NME contou que Kahraman revelou um pouco da trama e do gameplay, e que por isso é possível garantir que não há nenhuma correlação com jogos de franquias famosas. Outra coisa que a matéria pôde comentar é que a ambientação de Abandoned não será mais de mundo aberto, mas linear. “Com os gráficos de alta qualidade que temos agora, tivemos que sacrificar isso [o mundo aberto]”.

Em relação ao gameplay, o jogo da Blue Blox terá efeitos práticos de acontecimentos da trama no personagem. Se Jason correr muito, ele ficará sem fôlego e com a mira ruim, se estiver com medo, ficará nervoso e a jogabilidade será diferente.

“A maneira como você explora, recebe os danos e apenas joga é totalmente diferente. Isso foi possível pela captura de movimento de ponta. Nós mesmos fazemos a captura de movimentos e criamos sistemas para o jogo com base em dados de animação”.

Críticas e desconfiança

O episódio com o atraso e o lançamento sem novidades do app-trailer se acrescentaram a um misto de descrença e, até mesmo raiva, que os jogadores já estavam sentindo por Abandoned. E esses sentimentos têm afetado os desenvolvedores da Blue Box, de acordo com Kahraman.

Jogadores divulgaram, na semana passada, informações sobre projetos cancelados da empresa e chegaram a chamar os profissionais de “golpistas”, o que afetou mentalmente os envolvidos no novo projeto.

“Os membros da equipe da Blue Box e também freelancers com quem trabalhamos não se sentem confortáveis para mostrar seus rostos agora. Não é divertido ser rotulado como um golpista, certo? Então, sim, essa é a razão pela qual as pessoas não se sentem confortáveis mostrando seus rostos”.

“Estou muito deprimido agora”, revelou. “Não consigo dormir, não consigo comer. O que mais me incomoda é que as pessoas nos rotulam como golpistas. Essa é a grande coisa que realmente me machuca. Porque essa não é a minha intenção de jeito nenhum, sabe?”.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.