Conferimos o upgrade de Metro Exodus na nova geração de consoles

3 min de leitura
Imagem de: Conferimos o upgrade de Metro Exodus na nova geração de consoles

Em maio deste ano, a desenvolvedora 4A Games disponibilizou Metro Exodus: Enhanced Edition no PC, que é uma edição especial e aprimorada com suporte a Ray Tracing e DLSS 2.0. Só que é claro que os fãs do game estavam ansiosos para ver uma versão assim nos consoles de nova geração, algo que vai se concretizaria em breve.

Nós até tivemos a oportunidade de conferir as mudanças do título para o PS5 e Xbox Series X/S em um evento digital que a publisher Deep Silver promoveu no início do mês. Se ficou curioso, você pode saber mais sobre essa edição e seus devidos detalhes a seguir!

Uma edição mais do que completa

Conhecida como Metro Exodus: Complete Edition, essa versão dos consoles também conta com Ray Tracing, resolução 4K com 60 FPS e as duas expansões existentes: The Two Colonels e Sam's Story. Disponibilizado para todos os jogadores em 18 de junho, essa edição não é uma mera remasterização, já que seus desenvolvedores deram uma boa revisada em sua engine para oferecer um mundo com total suporte para o popular Ray Tracing.

Como dá para imaginar, isso se aplica a todas as fontes de luz encontradas no jogo, o que faz com que Metro Exodus tenha um mundo mais realista, imersivo e com uma atmosfera bem mais envolvente do que antes. Isso também significa que você pode usar a luz e a sombra ao seu favor ao esperar por um período mais escuro para se locomover ou atacar os inimigos de maneira furtiva.

Isso abre um novo leque de possibilidades que até dá mais motivação para você experimentar o game novamente caso já o tenha zerado antes. É claro essas melhorias em conjunto com a possibilidade de jogar em 4K e 60 FPS só torna Metro Exodus: Complete Edition ainda mais bonito e fluido.

Console vs PC

Com a chegada do PS5 e Xbox Series X/S, é natural que muita gente se pergunte se os games lançados na nova geração de consoles podem finalmente se comparar com as versões que vemos no PC. Obviamente, isso é um fato que varia bastante de jogo para jogo, mas no caso de Metro Exodus dá para dizer que, embora a versão de console seja muito bonita, ela ainda está meio longe de oferecer tudo o que é possível no computador.

Quem já possui o game original poderá fazer um upgrade gratuito para essa ediçãoQuem já possui o game original poderá fazer um upgrade gratuito para essa ediçãoFonte:  Deep Silver/Divulgação 

Vale notar que a diferença de custo entre um console novo e um PC equipado com uma placa de vídeo RTX (que é a que possui suporte para Ray Tracing) é bem grande e, para muita gente, não vale tanto a pena quando a qualidade gráfica que temos no PS5 e Xbox Series X/S não é tão inferior assim. A verdade é que tanto quem já jogou Metro Exodus como quem vai experimentar o game pela primeira vez com a Complete Edition, vai se surpreender com seus gráficos e iluminação sem ligar tanto assim se falta tesselação ou reflexos mais realistas.

Só vale mencionar que no Xbox Series S, só é possível jogar o título em Full HD e 60 FPS em vez da resolução 4K. Considerando que esse modelo não é tão poderoso com o Series X, isso já era algo a se esperar.

Outras melhorias importantes

Mesmo que haja um grande foco nos elementos que já mencionamos, não é só no Ray Tracing que os desenvolvedores se concentraram nessa edição especial do game. Também há áudio espacial para que você saiba exatamente onde os sons ocorrem, suporte para gatilhos adaptativos e feedback háptico no controle do PS5, a opção de mudar o campo de visão, tempo de carregamento reduzido e Smart Delivery no Xbox Series X/S.

Uma menção importante a se fazer aqui para os jogadores de PC é que o pessoal da 4A Games também adicionou suporte total ao DualSense para que qualquer jogador possa aproveitar os recursos do controle do PS5 até mesmo se preferir jogar a edição aprimorada de Metro Exodus no computador.

Por fim, é claro que não dava para deixar de dizer que, segundo o estúdio, o upgrade será disponibilizado de graça para quem já possui o game original, uma ótima notícia para quem não queria comprar o jogo novamente para aproveitar as melhorias.

E você, gostou dessas mudanças e aprimoramentos do game? Deixe seu comentário abaixo nos dizendo se planeja fazer o upgrade ou adquirir Metro Exodus: Complete Edition no seu console!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.