Xbox: expectativas para a conferência da Microsoft na E3 2021

7 min de leitura
Imagem de: Xbox: expectativas para a conferência da Microsoft na E3 2021
Imagem: Microsoft

O Boticário

Entre as várias conferências já marcadas para a E3 2021, poucas geram tanta expectativa quanto a da Microsoft. Afinal, ela recentemente lançou os seus novos consoles Xbox Series X e S, o Game Pass continua provando ser um exemplo de sucesso com o seu catálogo invejável, e a empresa adquiriu diversos estúdios sob a batuta do mestre Phil Spencer.

O maior exemplo disso vem justamente do fim do ano passado, quando a compra da Bethesda foi concluída. Além de dar uma sacudida na indústria por si só, essa aquisição já gera claros efeitos para a E3 deste ano, quando a Microsoft e Bethesda irão unificar as suas apresentações, que até então costumavam ser eventos separados.

Agora chamada de "Xbox & Bethesda Games Showcase", a transmissão está marcada para o dia 13 de junho às 14h no horário de Brasília. Um site sobre o evento também já está no ar, e um tweet oficial começou a esquentar os motores para algumas das novidades que veremos por lá:

"Jogos, jogos e mais jogos! Estreias mundiais! Novos títulos para o Xbox Game Pass!", prometeu a conta da Xbox. "Anote na sua agenda a data do Showcase!". Parece bem auto-explicativo, não? Mas vamos destrinchar isso e discutir um pouco sobre o que pode ou não dar as caras na feira deste ano! Ah, vale lembrar: faremos uma matéria separada sobre as expectativas da Bethesda na E3 2021!

Xbox Game Pass, o astro do show

Em janeiro deste ano a Microsoft já tinha revelado que o seu principal serviço por assinatura passou da marca de 18 milhões de assinantes, e o que vimos desde então foi um crescimento incrível de seu catálogo de jogos, além da expansão do serviço com ainda mais força na nuvem e dispositivos smart.

É de se esperar que não só durante a E3, mas também ao longo de todo o ano, a empresa continue investindo forte em iniciativas como o Xcloud, e é possível que ao menos um pouco do tempo de transmissão nos relembre dessa empolgante tecnologia. Só que o foco deve mesmo ser nos jogos, e não seria surpresa ver diversos deles sendo adicionados ao catálogo de downloads no próprio dia do showcase!

Afinal, no começo desse mês a Microsoft manteve a sua tradição de revelar quais títulos chegariam em breve ao serviço, mas limitou-se a citar apenas quatro deles. Foi praticamente um consenso entre a comunidade que o melhor está guardado para a E3! Um rumor quente sugere que há até chances do serviço Uplay da Ubisoft ser integrado ao Game Pass, da mesma forma que ocorreu com o EA Play, mas vamos ter que esperar para ver.

Ainda que grandes jogos e parcerias de peso sejam esperadas, vale notar que a Microsoft sempre mostrou muito apreço pelos desenvolvedores indie, e tradicionalmente dedica um bom espaço de suas conferências a eles. Então, seja no Xbox Game Pass ou fora dele, apostar em uma grande quantidade de revelações indie parece uma aposta segura.

Mais informações sobre jogos já revelados

Há uma boa quantidade de games muito promissores no horizonte, incluindo algumas das principais franquias clássicas da Microsoft e até projetos interessantes de estúdios consagrados que ainda não ganharam muitas informações ou trailers. Começando pelo mais óbvio, já que a franquia aparece em destaque na arte de divulgação do showcase, este é o momento definitivo para Halo Infinite!

Após diversas polêmicas sobre o seu visual, o que acabou contribuindo para o adiamento do game originalmente previsto para sair junto com os novos consoles, a desenvolvedora 343 Industries mostrou várias imagens mais caprichadas e coerentes com o divertido gameplay que vimos no primeiro trailer. A E3 2021 é uma chance de ouro para conquistar até os fãs mais céticos e trazer a principal série exclusiva da empresa ao seu lugar de direito no panteão dos videogames.

Outro jogo que possivelmente dará as caras é Senua's Saga: Hellblade 2, a hypada sequência do premiado Hellblade. Tudo o que temos até agora é um breve teaser trailer mostrado lá no The Game Awards 2019, então a Ninja Theory teve um bom tempo para preparar um pouquinho de gameplay e até, quem sabe, uma previsão de lançamento.

Outro palpite bem seguro é a aparição de Psychonauts 2, outra sequência muito aguardada, já que o primeiro jogo possui uma legião de fãs apaixonados pelos cativantes personagens criados pela lenda Tim Schafer. Como ele mesmo nos contou em entrevista exclusiva, a ideia do diretor é celebrar a humanidade e empatia, explorando a mente por novos e empolgantes ângulos. Esse jogo já parece bem próximo de estar pronto, então que tal sonhar com um lançamento imediato na E3?

O fator Rare

Embora a mídia tradicional não repercuta tanto o assunto, Sea of Thieves é hoje um dos melhores jogos multiplayer para curtir com os seus amigos, e um dos títulos mais populares na Twitch, onde fica sempre em alta. Isso é fruto do excelente trabalho da Rare, que mostrou estar em sua melhor forma e lançou um dos jogos mais subestimados da geração.

Seria legal ver o estúdio britânico aproveitando o embalo para mostrar mais conteúdo das aventuras em alto mar para o grande público da E3 2021, e é bem possível que isso aconteça. Mas uma aposta mais provável é vermos um pouco mais de seu mais novo projeto, o interessante Everwild, que foi revelado no fim de 2019 com um trailer maravilhoso repleto de lindos cenários e criaturas. O showcase é uma ótima deixa para atiçar ainda mais a nossa curiosidade com um trailer inédito!

Parcerias ou compras de outros estúdios

Um dos principais motivos para ficar ansioso pela conferência da Microsoft foi o esforço exercido por Phil Spencer e sua equipe para comprar diversos estúdios e abastecer o lineup de lançamentos exclusivos da empresa ao longo dos últimos anos. Talvez eles pisem um pouco no freio agora, ou quem sabe teremos o anúncio da aquisição de mais times talentosos? Esse tipo de anúncio é sempre perfeito para a E3!

O palco da Microsoft também costuma abrir espaço a empresas parceiras ou thirds muito aguardados. Apesar de o lançamento do jogo ter sido bastante polêmico e decepcionante, um dos melhores momentos da E3 2019 aconteceu justamente na cerimônia da Microsoft, quando o ator Keanu Reeves apareceu para divulgar Cyberpunk 2077, dando luz ao meme do "You're breathtaking":

Isso pode ser apenas  um chute muito otimista, mas já pensou se o third mais aguardado do momento, o jogo The Elden Ring da FromSoftware, resolvesse aparecer de surpresa na conferência? Entraria para a história!

E ainda tem mais!

Já que estamos falando na compra de estúdios, vale lembrar que a Obsidian, agora parte da família Xbox, divulgou o primeiro teaser trailer do seu próximo lançamento, Avowed, quase um ano atrás. Não seria um sonho muito louco querer ver um pouco de gameplay concreto do projeto já nessa edição da feira.

Aliás, a Obsidian pode aparecer em dose dupla na conferência, já que o seu time também continua trabalhando firme em Grounded, uma aventura muito divertida que entrou em early access em julho de 2020. O timing não poderia ser melhor para um vislumbre do futuro desse jogaço!

Quem talvez não dê as caras é o novo Fable, já que o trailer mostrado no ano passado só tinha animações bem vagas, ainda distantes do que deve ser o produto final. Como o título ainda parece estar nos primeiros estágios de desenvolvimento, o mais lógico é que outros jogos mais próximos do lançamento tomem o seu tempo de tela.

Agora no campo dos rumores, parece um ótimo momento para que uma das principais franquias da Microsoft brilhe na nova geração de consoles. Os boatos sobre Forza Horizon 5 estão acelerando à toda, endossados pelo respeitado jornalista Jeff Grubb.

Outro rumor bem quente e recente aponta para a revelação de Outer Worlds 2 já nessa showcase, então estamos de dedos cruzados! Seria especialmente legal se isso acontecesse logo depois do anúncio de mais conteúdo via DLC para o primeiro jogo da franquia.

Com tantos grandes jogos já confirmados, imersos em rumores ou com grandes chances de dar as caras na feira, a Microsoft parece ter a faca e o queijo nas mãos para fazer uma das melhores E3 de sua história.

Mas e as suas expectativas, como estão? Conte para a gente nos comentários a seguir!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.