Imagine que você acorda, olha pela janela e vê uma paisagem fantástica, qualquer lugar no mundo que arranca suspiros. No dia seguinte, a paisagem muda como em um filme de ficção e você passa a observar um belo aquário e lindas criaturas. E assim continua, com você mudando o visual sempre que tiver vontade.

O mais incrível de tudo é que não há janelas. Na verdade, um televisor resolve. Você vai ver neste artigo como isso é possível com o WinScape, uma incrível tecnologia que coloca qualquer paisagem no ambiente em que você desejar.

Paisagem virtual

Um vídeo vale mais do que muitas palavras, então nada melhor do que deixar que essas imagens falem:

O que você viu é uma janela virtual. A paisagem que aparece no vídeo é a ponte Golden Gate, em San Francisco, retratada com precisão e perspectiva fiel em tempo real. O sistema foi montado com dois televisores de plasma conectados a um Apple Mac Pro com um software especial: WinScape.

Foto do WinScape em ação.O aplicativo conta com um banco de dados de paisagens, e ele é capaz de encaixar as porções exatas das imagens nos televisores conforme a movimentação do espectador. E como ele faz isso?

Um controle do Wii é usado para identificar a posição do espectador através de um sensor via Bluetooth (repare no bebê que aparece no vídeo). O software usa a informação e muda a imagem em qualquer ângulo: para cima, para baixo, para os lados e até mesmo se você se aproximar do televisor como se fosse uma janela.

 

A criação

O desenvolvimento dessa brincadeira não foi fácil. Surgiu com a necessidade de uma reforma em um quarto. A ideia amadureceu e as ferramentas foram estudadas: Quicktime, OpenGL e Bluetooth, entre outras.

Fecha a lareira, ergue uma parede sobre ela, instala uma luz aqui, passa os cabos ethernet ali, coloca um chão de madeira e está tudo quase pronto. O desafio então era colocar dois televisores de quase 40 Kg de um jeito que evitasse o superaquecimento e permitisse o acesso em caso de manutenção, por exemplo.

O making of do WinScape pode ser conferido neste vídeo: