Conheça os 6 formatos diferentes de ultrabooks híbridos

3 min de leitura
Imagem de: Conheça os 6 formatos diferentes de ultrabooks híbridos

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

De um lado estavam os laptops e de outros os tablets. De repente, ambos os dispositivos se unem e é estão criados os híbridos, aparelhos que misturam características tanto de um quanto de outro.

Há quem diga que eles serão o futuro dos dispositivos portáteis — ou pelo menos parte dele —, afinal, podem contemplar necessidades específicas de usuários que precisam ora de um notebook, ora de um tablet.

Mas eles, os ultrabooks híbridos, aparecem em vários tipos diferentes. Além de modelos de marcas distintas, eles apresentam características variadas, trabalhando o conceito de híbrido de muitas formas. Conheça agora as opções disponíveis atualmente no mercado. Nós também citamos alguns modelos que se encaixam em cada categoria.

1 – Tela fixa

Acer Aspire S7 (Fonte da imagem: Divulgação/Acer)

O primeiro modelo é o mais tradicional: a tela é fixa e sensível ao toque, ou seja, você pode ter a experiência convencional de usar um notebook (com teclado e touchpad) ou então usar os dedos para manipular o conteúdo exibido no visor.

O problema aqui é que o uso como tablet de fato, como segurar pela tela ou andar por aí com ele na mão, é um pouco complicado. A vantagem vai ser que este modelo é normalmente mais leve do que os demais ultrabooks híbridos.

Modelos: Acer Aspire S7, ASUS Zenbook, Samsung Serie 5 ULTRA Touch e outros.

2 – Tela destacável

Lenovo ThinkPad Helix (Fonte da imagem: Divulgação/Lenovo)

Tipo de híbrido inaugurado com o Asus Eee Pad Transformer, ele traz tela e teclado separados um do outro. Na hora de usar como tablet, é só levar a tela sensível ao toque na mão, mas, se você quer usar como um notebook, basta conectar o teclado, posicionar o display da forma mais confortável e pronto.

Este modelo tem uma vantagem sobre os demais: o modo tablet é mais leve, afinal, você não carrega nenhum acessório extra.

Modelos: Ativ Smart PC, ASUS Eee Pad Transformer, Lenovo ThinkPad Helix.

3 – Tela deslizável

LG Slidepad H160 (Fonte da imagem: Divulgação/LG)

A ideia já foi explorada em um grande número de smartphones e agora começa chegar também aos híbridos: tela e teclado ocupam o mesmo espaço e você desliza a tela para que as teclas apareçam. Seu grande problema está no fato de reduzir o espaço útil do teclado, pois o modo notebook ocupa um pedaço do espaço das teclas.

Modelos: LG Slidepad H160, Acer Aspire P3, ASUS Eee Pad Slider.

4 – Tela gira sobre o eixo

Dell XPS 12 (Fonte da imagem: Divulgação/Dell)

Um laptop fecha com a tela para dentro, certo? No caso deste tipo de aparelho, não. Aqui, a tela conta com um detalhe especial: uma armação que permite com que ela gire sobre o próprio eixo, deixando o visor exposto quando a tampa do equipamento está abaixada.

Claro que um aparelho com essa capacidade é feito para suportar vários giros, mas convenhamos que a ideia de ficar rodando a tela parece um pouco trabalhosa e arriscada.

Modelos: Lenovo ThinkPad Twist, Dell XPS 12.

5 – Tela dobra completamente

Lenovo IdeaPad Yoga (Fonte da imagem: Divulgação/Lenovo)

Quando você abre um notebook, normalmente a tampa vai até um limite, atingindo, no máximo, 180°. Os aparelhos desta categoria apresentam uma característica especial: a abertura pode ser de 360°, transformando assim o laptop em um tablet — afinal, ele conta com uma tela sensível ao toque.

O inconveniente aqui pode ser a presença do teclado na parte traseira, fazendo desses dispositivos algo não tão prático para se carregar na mão por aí. Entretanto, a ativação do modo tablet é bem mais simples do que a do tipo citado anteriormente, por exemplo.

Modelos: Lenovo IdeaPad Yoga, Samsung Series 5 Ultra Convertible.

6 – Duas telas

ASUS Taichi (Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

A nossa lista é fechada pelo modelo de duas telas. Com a tampa aberta, ele é um notebook; com a tampa fechada, é um tablet. Você escolhe como usar e tudo de forma bem prática, precisando apenas realizar uma ação convencional com o seu dispositivo. O problema deste aparelho está no consumo de energia e de hardware causado pelo uso de dois displays.

Modelo: ASUS Taichi

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.