Há uma coisa em comum nas grandes empresas do ramo de tecnologia: todas fazem questões bizarras para candidatos durante entrevistas de emprego. Já mostramos, por exemplo, algumas perguntas malucas que a Netflix e a Apple costumam fazer para testar as habilidades e conhecimentos de seus futuros colaboradores – e elas são bem difíceis de responder.

Agora chegou a vez de saber como a Uber trata seus possíveis funcionários na hora mais temida para qualquer profissional. Usando a ferramenta Glassdoor, o site norte-americano Business Insider compilou 30 questões que a empresa já usou para admitir – ou recusar, nunca saberemos – candidatos para setores como operações internacionais, logística, marketing e programação. Será que você conseguiria respondê-las?

1) Você está preparado para sacrificar a sua vida pessoal e seus relacionamentos para trabalhar aqui por 80 a 90 horas por semana?

2) Se o aplicativo do Uber fosse derrubado, como você acalmaria os motoristas?

3) Gostamos do seu currículo, mas parece que você nunca usou o Uber. Por quê?

4) Como você convenceria os motoristas a trabalhar durante os feriados?

5) Em quatro frases ou menos, como você venderia o Uber para um motorista que está pensando em se inscrever?

6) O Uber vai causar congestionamentos?

7) Se há três cadeiras em bom estado, uma cadeira quebrada e cinco pessoas entrando na sala, sendo que duas delas entram juntas, qual é a probabilidade de a pessoa X conseguir uma cadeira em bom estado?

8) Como você se sentiria em não ter mais vida social?

9) Eu sou um motorista do Uber que afirma não ter recebido meu pagamento e acha que o Uber está me trapaceando. O que você diria para mim?

10) O Uber coloca você em uma nova cidade e diz que você tem duas semanas até começarmos nossas operações ali. O que você faz?

11) Qual foi a sua ação de marketing favorita do Uber?

12) Como você gerenciaria uma crise com a imprensa e o governo?

13) O que você diria para um motorista que quer sair do serviço?

14) Um competidor do Uber começa a operar na sua cidade com capital ilimitado. Se você trabalhasse para eles, como roubaria os clientes do Uber? Se trabalhasse para nós, como convenceria os motoristas a permanecer conosco?

15) Estime o tamanho do mercado de táxis desta cidade em que você está sendo entrevistado.

16) Como você estimaria a demanda para o Uber Ice Cream (ação promocional na qual os usuários do serviço ganham sorvetes gratuitamente)?

17) Descreva o que você faria caso pedíssemos para você encontrar 100 novos motorista neste mês.

18) Sem dinheiro algum, como você divulgaria o UberLove?

19) Digamos que o Uber esteja começando a operar remotamente em uma nova cidade (por exemplo, Milwaukee será gerenciada em Chicago). O que você faria para que os motoristas de Milwaukee se sentissem iguais aos de Chicago?

20) Como você lidaria com um trabalho no qual as pessoas estão extremamente nervosas ou insatisfeitas com você/sua companhia?

21) Escreva uma carta para os motoristas.

22) Digamos que você esteja trabalhando para nós. Enquanto você está vindo para o escritório (usando um carro do Uber), você percebe que o motorista também está aceitando corridas de um app rival. O que você faria?

23) Como você preveniria que os motoristas cometessem fraudes?

24) Uma concessionária rival quer desistir de um negócio conosco, o que você faria?

25) Você pode mesmo aguentar o ritmo de trabalho do Uber?

26) Como você montaria um móvel sem o manual de instruções?

27) Que métricas você usaria para calcular se uma estratégia publicitária da Uber para adquirir clientes funciona? Como você chegaria a um custo aceitável para a aquisição de clientes?

28) O que você faria caso um concorrente oferecesse aos motoristas um serviço semelhante por uma comissão menor?

29) Quais são os pontos fortes da Uber em relação ao Lyft (forte concorrente ao Uber nos EUA)?

30) Como você encontraria as palavras do inglês que se tornaram obsoletas entre os séculos 16 e 17? Você pode usar um motor de busca.

Qual é a sua opinião sobre a briga dos taxistas contra os motoristas do Uber? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: