Twitter quer lucrar e vai ficar de olho nos apps instalados no seu celular

1 min de leitura
Imagem de: Twitter quer lucrar e vai ficar de olho nos apps instalados no seu celular
Imagem: Phandroid

Não deve surpreender ninguém o fato de as empresas que investem pesado ou oferecem algum tipo de serviço na internet estarem sempre procurando meios para maximizar seus lucros. O direcionamento de conteúdo relevante ou anúncios exibidos sob medida para o público são estratégias comuns, usadas por grandes nomes como Google e Facebook. O Twitter é mais um a querer conhecer “mais intimamente” seus consumidores, e anunciou que seu aplicativo para Android e iOS deve começar a monitorar os outros apps instalados no aparelho em breve.

“Para ajudar a construir uma experiência mais pessoal no Twitter para você, nós coletaremos e, ocasionalmente, atualizaremos a lista de aplicativos no seu dispositivo móvel, para podermos entregar um conteúdo específico que você possa estar interessado”, explica a empresa ao comunicar seu plano. Apesar disso, eles procuram deixar bem claro que estão apenas armazenando informações sobre quais outros programas você tem instalado, não o conteúdo dentro deles.

Aviso de que o Twitter vai começar a coletar os seus dados.

A ideia é tornar usar os dados coletados para moldar diversas ferramentas do serviço disponibilizadas pelo Twitter em torno dos interesses do público, indicando outros perfis para seguir, adicionando tweets “interessantes” na sua timeline ou exibindo anúncios que tenham a ver com outros sites e programas que você costuma acessar. Embora ainda não haja uma data específica para que esse processo tenha início, o usuário será notificado dentro do próprio aplicativo, que avisará que o recurso está ativo.

Para deixar que o público escolha se quer fazer parte dessa grande coleta de dados, a página de ajuda do Twitter ensina como desabilitar a função nos dois principais sistemas móveis. No Android, basta tocar no ícone de menu, ir em Configurações, escolher a conta a ser ajustada, ir em Outros e desativar a opção “Personalizar o Twitter com base em meus apps”. Para quem tem um dispositivo iOS, é só tocar no ícone da engrenagem na aba Eu, tocar em Configurações, escolher sua conta, seguir para Privacidade e desativar a mesma opção presente no Android.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.