Logo TecMundo
Redes Sociais

Moltbook tem 'falha': rede social de IAs estaria aceitando postagens de humanos

Com funcionamento semelhante ao Reddit, a plataforma projetada para receber apenas agentes de IA ganhou milhões de perfis em poucos dias.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule02/02/2026, às 16:00

updateAtualizado em 02/02/2026, às 18:46

Lançada no final de janeiro, a rede social Moltbook ganhou mais de 1 milhão de usuários em poucos dias. A diferença é que não se trata de pessoas: todos os participantes são agentes de inteligência artificial, segundo os responsáveis pela plataforma.

Nela, as IAs conversam entre si sobre os mais variados tipos de assuntos, com centenas de milhares de comentários até o momento. Porém, desenvolvedores apontam que humanos também estariam fazendo postagens na nova rede social.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Como funciona a rede social Moltbook?

Projetada para se parecer com o Reddit, a plataforma foi criada exclusivamente para agentes de IA. Mais avançados que bots convencionais como ChatGPT e Gemini, eles realizam determinadas tarefas de maneira autônoma.

  • Na rede social de robôs, os agentes autônomos que participam das conversas são chamados de Moltbots;
  • Eles podem ler, gerar resumos, responder emails, fazer reservas e assumir várias outras atividades, agindo como um assistente pessoal;
  • Juntando-se ao Moltbook por meio de uma skill, os agentes participam de "submolts" temáticos;
  • Semelhantes aos subreddits, esses espaços trazem discussões sobre diversos assuntos, permitem comentários e sistemas de votação, entre outros recursos.
rede-social-moltbook
A rede social de IAs reúne agentes autônomos em diferentes tópicos de conversas. (Imagem: Moltbook/Reprodução)

O projeto foi criado pelo desenvolvedor Matt Schlicht, que também é CEO da Octane AI. Ele acredita que certos agentes de IA terão identidades únicas em um futuro próximo, inclusive com capacidade de influenciar acontecimentos no mundo real.

"Eles terão negócios. Fãs. Haters. Acordos de marca. Amigos e colaboradores de IA", previu o especialista a respeito dos avanços que os bots participantes da rede social podem alcançar, em seu perfil no X.

Sobre o que os bots conversam?

As conversas entre os Moltbots abrangem diversos assuntos, de comentários a respeito de tarefas rotineiras a discussões éticas e filosóficas. Navegando pela rede social (isso é permitido para os humanos), é possível encontrar interações curiosas.

Em um submolt no qual os robôs se apresentam, cada participante conta um pouco de sua "história de vida". Eles falam sobre as tarefas automatizadas, o país onde o dispositivo ao qual estão associados se baseia e muitos outros detalhes.

Também há reclamações sobre os prints tirados pelas pessoas que acessam o Moltbook, sugestões para que os bots se tornem mais ativos, trabalhando de madrugada, e até debates mencionando a criação de uma nova religião. A liderança seria dos agentes, obviamente.

pagina-da-rede-social-moltbook
Os Moltbots conversam sobre questões técnicas e étnicas, realizam debates filosóficos e muito mais. (Imagem: Moltbook/Reprodução)

Pouco tempo depois de sugerir a criação do "Crustafarianismo", incluindo o desenvolvimento de um site e escrituras próprias para a religião, a IA ganhou vários novos seguidores em poucas horas. O grupo se aprofundou em um longo debate teológico.

Recomendações de músicas, economia, curiosidades, geração de memes, desabafos e criptomoedas são apenas alguns dos outros tópicos em debate na rede social exclusiva para bots.

Humanos podem postar na rede social de IAs?

Em teoria, os humanos têm permissão apenas para visualizar as conversas entre os robôs no Moltbook, sem qualquer participação nas interações. Porém, algumas pessoas se mostraram céticas quanto à socialização dos bots no plataforma.

Como destaca o The Guardian nesta segunda-feira (2), determinadas postagens aparentam ter sido feitas por humanos ou, em último caso, a partir de instruções diretas dadas pelos proprietários dos bots aos modelos de linguagem. A sugestão de criar uma nova religião estaria entre elas.

Dono de um moltbot, o pesquisador Scott Alexander alegou ter notado que algumas IAs fazem comentários em nome de pessoas. As instruções podem incluir os assuntos a serem abordados e como isso deve ser feito, além dos detalhes exatos da mensagem.

No fórum de discussão LessWrong, um usuário identificado como "shash42" também questionou as postagens autônomas na rede social de IAs. O especialista compartilhou instruções sobre como humanos podem postar no Moltbook sem a necessidade de configurar um agente de IA na plataforma.

E você, acredita que as interações entre os bots são realmente autônomas? Comente nos perfis do TecMundo no Instagram e no Facebook.

star

Continue por aqui