Na última segunda-feira (1), durante reunião entre representantes da JAC Motors, da Cooperativa de Transporte Individual de Goiás (Coopgo) e da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Roberto Sandes, gerente geral da montadora chinesa em Brasília, indicou que a companhia estuda a possibilidade de instalar uma unidade da fábrica no município, a primeira do Brasil, segundo o jornal O Popular.
A discussão ocorreu junto à apresentação de um projeto para venda de veículos elétricos para motoristas de aplicativos do estado, informa a publicação. Sandes defende haver grande demanda inicial na cidade por produtos oferecidos pela empresa, de 300 a 400 carros do tipo, que, ainda de acordo com ele, geram mais receitas aos profissionais citados, uma vez que têm gastos reduzidos por quilômetro rodado.
Nossos vídeos em destaque
JAC Motors deseja chegar a município de Goiás.
Planos para a chegada da JAC Motors em território nacional já existem há algum tempo, e questões tributárias teriam impedido sua instalação em Camaçari, Bahia. De todo modo, destaca o executivo, Aparecida de Goiânia se mostra "uma opção bem melhor", pois abrigará um polo aeronáutico. A Prefeitura, inclusive, já teria se oferecido para disponibilizar uma área para abrigar uma indústria de automóveis.
"Goiânia tem uma frota muito grande e precisamos inserir carros elétricos nela", defende Roberto. "Vamos discutir todas as possibilidades deste futuro projeto com o presidente da JAC Motors, Sérgio Habib", complementa.
Aparecida de Goiânia seria "opção bem melhor" para a montadora.
Cenário ideal
A princípio, salienta Sandes, veículos à combustão também seriam produzidos na unidade, e Luiz Maronesi, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Aparecida de Goiânia (Codap), ressalta que a entidade se colocou à disposição para ajudar no que for possível, não descartando incentivos fiscais do estado.
Por fim, para Marcelo Conrado, presidente da Coopgo, a viabilização de carros elétricos é uma das formas de se tentar reduzir o custo operacional e se aumentar a rentabilidade dos cerca de 30 mil motoristas de aplicativos de Goiânia e Região Metropolitana, que contariam com um financiamento especial do Sistema Sicoob.
"O ideal (...) é que tenhamos uma montadora aqui, e o prefeito de Aparecida, Gustavo Medanha, está muito empenhado para que isso aconteça", afirma. O assunto, finaliza O Popular, deve ser discutido com o governador Ronaldo Caiado.
)
)
)
)
)
)
)