Anatel informou por meio de comunicado à imprensa que duas novas regras de atendimento ao consumidor entraram em vigor hoje. Com isso, todas as operadoras de telefonia que se enquadram poderão ser multadas em até R$ 50 milhões caso descumpram as novidades.

Essas novas regras são referentes ao atendimento ao consumidor em relação a ofertas conjuntas (combos) e também o atendimento presencial em lojas próprias ou de representantes. No caso dos combos, as centrais de relacionamento e vendas deverão ser completamente unificadas, evitando assim que você compre TV, telefone e internet por uma central e, quando tiver problemas, ter que ligar para três números de telefone diferentes a fim de resolver a situação.

Já no caso do atendimento presencial, qualquer loja ou representante em estabelecimento físico de uma operadora terá que estar plenamente apto a resolver problemas de clientes relacionados a todos os serviços e modalidades comercializados pela marca na região.

Isso quer dizer que, se você contratar algum serviço de operadora e chegar a um posto de atendimento presencial, eles não poderão redirecioná-lo para outro ponto da cidade. Tudo deve ser feito em um só lugar. O tempo de espera não poderá passar de 30 minutos, e o espaço deve ser organizado por meio de senhas.

Telefonia fixa também entra na regra

Operadoras de telefonia fixa terão também que manter funcionado em todos os municípios em que atuam pelo menos um posto de atendimento para que os clientes possam encaminhar demandas. Além disso, todas as empresas de telecomunicações do país terão que oferecer atendimento ao cliente mesmo em postos de venda associados, que não são de sua propriedade, ao menos através de um meio eletrônico.

Todas essas regras integram o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor e começaram a valer nesta quinta-feira 10/09. Caso você tenha alguma experiência em que uma operadora burlou essas regras, entre em contato com a Anatel e denuncie.

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