Tutorial: como ativar o 'Modo Noturno' do iOS 9.3 no Mac ou no Windows

3 min de leitura
Imagem de: Tutorial: como ativar o 'Modo Noturno' do iOS 9.3 no Mac ou no Windows

Os estímulos feitos por displays eletrônicos, como computadores ou tablets, causam ainda mais problemas a pessoas que têm dificuldades para dormir. É que a exposição excessiva dos olhos à luz durante a noite pode atrasar a chegada do sono em até uma hora. Mas o vilão da história toda não é a tela reluzente em si, mas sim uma frequência específica: a luz azul, conforme já demonstrado por pesquisadores do mundo todo, é a grande responsável por não permitir o “desligamento do cérebro”.

Foi pensando nisso que a startup f.lux desenvolveu um serviço capaz de regular a luminosidade do painel dos computadores de acordo com o trajeto do sol: através de um aplicativo leve, prático e objetivo, usuários podem usar o PC noite adentro sem que estímulos com base nos espectros de luz azul sejam feitos de modo intenso. O monitoramento dos níveis de brilho da tela é feito também pelo programa, que admite customizações de acordo com a necessidade de cada pessoa.

O Night Shift (“Modo Noturno”) foi implementado pela Apple a partir do lançamento do iOS 9.3; no Windows e no Mac, o recurso pode ser ativado por meio do serviço f.lux. Neste tutorial, você vai aprender a instalar e a configurar o aplicativo em seu computador para que, ao final do expediente, seus olhos não se sintam tão exaustos.

Nota: para a demonstração dos processos de instalação e configuração, foi usado o sistema Windows; porém, f.lux está disponível também para o Mac OS X. Há, ainda, versões do app para aparelhos Android e iOS (veja mais aqui, em inglês).

Como ativar o Modo Noturno em um PC

O download de f.lux pode ser feito gratuitamente a partir dos seguintes links:

A instalação do programa exige apenas permissão por parte do usuário: clique em “Executar” após a finalização do download e então abra o app. Atenção: clique sobre a seta exibida à esquerda do relógio, no Windows, para visualizar as opções de configuração, pois f.lux funciona em segundo plano.

Configure o serviço

Agora, e já com a interface de f.lux aberta, clique em “Settings” (ou “Preferences”, no Mac) e então em “Change” para iniciar a configuração do aplicativo. Na janela “Where am I?”, seu código postal pode ser inserido para que o monitoramento do nascer e do pôr do sol possa ser feito – o que resulta na alteração inteligente dos níveis de luz da tela.

Selecione "Change" para informar sua localização ao app

Digite seu código postal para ativação automática do modo noturno

Ajuste manual

O usuário pode, também, definir manualmente a intensidade de luz do painel tanto para o dia quanto para a noite. Basta abrir a página inicial de f.lux e mover as barras “Daytime” (dia) e “At night” (noite). A velocidade da transição pode ser ajustada para rápida ou lenta através das opções “Fast (20s)” e “Slow (60m)”, respectivamente.

É possível ajustar os níveis de luz manualmente também

Opções complementares

As opções complementares de f.lux variam de acordo com a versão do programa (para Windows ou Mac). As principais funcionalidades da ferramenta, porém, estão disponíveis para ambos os sistemas. Para consultar os serviços extras, clique sobre o ícone de sanduíche e escolha, por exemplo, dentre os modos de iluminação para a noite (“Lighting at night”) ou deixe o app inativo por uma hora (“Disable for an hour”).

Consulte opções complementares a partir do ícone de "sanduíche"

Em “Extras...”, o controle do nível de luz pode ser ativado ou desativado a partir dos atalhos: “Alt + Page Up”, “Alt + Page Down” e “Alt + End”. Além disso, podem ser ativadas opções avançadas de configuração para o Control Philips ColorKinetics intelliWhite e Controle Philips Hue.

Configurações avançadas também podem ser consultadas

...

Você diminui o nível de brilho da tela do PC ou celular durante a noite? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.