Massinha é coisa do passado: Microsoft patenteia máquina de modelagem 3D

1 min de leitura
Imagem de: Massinha é coisa do passado: Microsoft patenteia máquina de modelagem 3D

Modelagem 3D é algo fascinante, e cada vez mais vemos tecnologias que impressionam. Para não deixar nada sobre o assunto passar barato, a Microsoft resolveu patentear uma máquina sensacional que rapidamente gera modelos 3D de objetos físicos.

O aparelho funciona mais ou menos como um scanner que copia a forma do objeto real de diversos ângulos para fazer uma imagem precisa e transportá-la para o ambiente virtual do PC. Ok, isso já existe, mas, diferente de outras tecnologias similares, nesse caso não é necessário que o objeto esteja em uma daquelas mesas giratórias com fundo branco para ser copiado.

Confira um vídeo com um pouco de como funciona a brincadeira:

A câmera remove automaticamente qualquer “intruso” que não deva ser escaneado, como mãos humanas e fundos com vários elementos. Ou seja, é bem mais fácil copiar algo que seria difícil manusear em uma mesa giratória. Além disso, a máquina também consegue reconhecer e capturar a cor e as marcas na superfície do objeto, produzindo um modelo muito mais realista.

De acordo com o vídeo acima, os usos para a tecnologia são vários. Além de games e mapas digitais, imaginem o uso desse scanner 3D somado às HoloLens da Microsoft. Ahhh! O futuro nos aguarda...

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.