Tecido experimental foi programado para trocar de cor igual a um camaleão

1 min de leitura
Imagem de: Tecido experimental foi programado para trocar de cor igual a um camaleão

As tecnologias vestíveis estão impulsionando uma grande parte de desenvolvedores, comerciantes e fãs da tecnologia. Mas também existem criações direcionadas para outros campos com menos visibilidade, como a arte têxtil.

Um projeto interessante que utiliza um pouco desse conceito é o Chromosonic, da Judit Eszter Karpati. Ele é um tecido que altera sua coloração com a ajuda de alguns “cérebros” programados em Arduino. É importante ressaltar que não foram utilizados fios comuns, como algodão e poliéster, mas fios de NiChrome (liga não magnética de níquel, crômio e ferro), que são capazes de conduzir correntes elétricas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O seu funcionamento é bem interessante, pois os fios fazem a conexão de diversos displays têxteis que exibem uma cor de acordo com o sinal recebido. Os sinais variam com o ambiente, ou seja, a alteração das ondas sonoras, de temperatura e até encostar no material vai alterar a sua tonalidade.

Mesmo com uma quantidade de cores limitada, o tecido projetado pode ser o primeiro passo para futuras roupas de camuflagem, pois a interação com o cenário que elas oferecem pode ser uma ótima alternativa para qualquer pessoa virar um camaleão da vida real.

O que você achou desse tecido? Será que futuramente essa arte poderá ser utilizada no dia a dia e para uso comercial ou, quem sabe, vestimentas militares? Quem sabe um dia, em um futuro distante, as pessoas encontrem camisetas com um GIF animado do Doge para comprar...

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.