Luzes de escritório simulam iluminação natural

1 min de leitura
Imagem de: Luzes de escritório simulam iluminação natural

(Fonte da imagem: Divulgação / Instituto Fraunhofer de Engenharia Industrial )

Um projeto do Instituto Fraunhofer de Engenharia Industrial quer trazer os ambientes externos para o interior do seu escritório. Ou pelo menos, uma simulação do lado de fora. Por meio de painéis de LED colocados no teto de um escritório, pesquisadores conseguiram simular as condições de iluminação natural, incluindo sutis mudanças na luz devido à passagem de nuvens ou a outros fenômenos.

De acordo com o estudo, esse tipo de “luz dinâmica” traz mais conforto aos trabalhadores por alterar o ambiente de forma natural e dinâmica, sem distraí-los. A simulação é feita por meio de uma série de painéis com 50 cm x 50 cm, cada um deles composto por 288 LEDs. Para disfarçar os diversos pontos de luz, um difusor é colocado sobre as pequenas lâmpadas e cria uma sensação de iluminação homogênea.

Ainda, a tecnologia seria capaz de reduzir os custos com energia, uma vez que os LEDs são mais econômicos que lâmpadas tradicionais. A única preocupação dos pesquisadores é que as pessoas fiquem tão confortáveis no interior de suas casas ou escritórios que se esqueçam de sair.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.