Os 10 supercomputadores mais rápidos do mundo

6 min de leitura
Imagem de: Os 10 supercomputadores mais rápidos do mundo
Imagem: Inforchannel

Os computadores que usamos em nosso cotidiano vão ficando mais rápidos a cada ano. Porém, eles sempre serão superados por aqueles que possuem especificações tão absurdas que os colocam na categoria de supercomputadores.

Como a tecnologia evolui constantemente, a relação dos supercomputadores mais rápidos do mundo também teve alterações devido a diversas inovações. Logo, a lista que você confere a seguir tem como base os dados listados no site Top500, que trabalha medindo a potência de computadores – atualizada até junho de 2023.

10. Tianhe-2A

O Tianhe-2A foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China e é um dos supercomputadores mais antigos dessa relação. Seu lançamento aconteceu em 2013, e ele permanece ativo no Centro Nacional de Supercomputação em Guangzhou, na China.

Ele é capaz de alcançar a capacidade de computação de 61.44 petaFLOPS, trazendo entre seus componentes processadores Intel Xeon e coprocessadores Matrix-2000. Outro ponto importante é que a sua construção envolveu os esforços de aproximadamente 1.300 cientistas e engenheiros.

Os responsáveis pelo supercomputador até tentaram melhorar as suas capacidades em 2015, mas o governo norte-americano impediu a Intel de fornecer seus hardwares às entidades chinesas.

9. Selene

Selene foi construído pela NVIDIA durante a pandemia do coronavírus.Selene foi construído pela NVIDIA durante a pandemia do coronavírus.Fonte:  NVIDIA/Divulgação 

Diferente dos demais supercomputadores que aparecem na lista, um dos diferenciais do Selene é que ele foi construído durante a pandemia da COVID-19. Entretanto, já recebeu algumas melhorias desde então, colocando-o como nono lugar na relação do Top500.

Atualmente, o Selene consegue alcançar 63.46 petaFLOPS de velocidade. Além disso, ele traz uma arquitetura modular SuperPod A100 DGX da NVIDIA, bem como processadores AMD Epyc e GPUs A100 de 80GB.

Outro detalhe importante é que ele foi fabricado pela NVIDIA com o intuito de aprofundar os trabalhos em inteligência artificial e ajudar no design de chips.

8. Perlmutter

Perlmutter é considerado um dos supercomputadores de IA mais poderosos do mundo.Perlmutter é considerado um dos supercomputadores de IA mais poderosos do mundo.Fonte:  Avalanche de Notícias/Reprodução 

Na oitava posição do novo ranking elaborado pela Top500 temos o Perlmutter. Ele está localizado no Centro Nacional de Pesquisa de Energia dos EUA, e foi criado como fruto de uma parceria entre a HPE, NVIDIA e AMD.

Ele é tido como um dos supercomputadores de IA mais poderosos do mundo. Entre os seus componentes, encontramos cerca de 1.500 processadores AMD EPYC Milan, além de 6159 GPUs NVIDIA A100.

No que diz respeito à velocidade, ele é capaz de alcançar um processamento de 70.87 petaFLOPS.

7. Sunway TaihuLight

Sunway Taihu Light é o último na nossa lista de supercomputadores, mas ainda assim é um dos mais rápidos que existem no mundo.Sunway Taihu Light é o último na nossa lista de supercomputadores, mas ainda assim é um dos mais rápidos que existem no mundo.Fonte:  Funky Kit/Reprodução 

Continuamos a nossa relação com o Sunway TaihuLigt. Desenvolvido pela National Research Center of Parallel Computer Engineering & Technology, na China, ele está localizado no Centro Nacional de Supercomputação em Wuxi.

Esse supercomputador conta com processadores SW26010 de 260 núcleos da Sunway, que o ajudam a atingir os 93.014 petaFLOPS.

Vale mencionar, inclusive, que ele foi considerado o supercomputador mais rápido do mundo entre junho de 2016 e junho de 2018. Porém, foi destronado quanto o Summit ganhou vida.

6. Sierra

Criado pela IBM, Sierra ocupa a sexta colocação no ranking dos supercomputadores mais rápidos.Criado pela IBM, Sierra ocupa a sexta colocação no ranking dos supercomputadores mais rápidos.Fonte:  Petronotícias/Reprodução 

O Sierra, criado pela IBM está em uso no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, Estados Unidos. É um computador voltado para questões de Segurança Nacional, sendo utilizado para controlar a segurança e eficácia das armas nucleares da terra do Tio Sam.

Atualmente, ele é capaz de atingir 94.640 petaFLOPS utilizando dois processadores Power9 e quatro GPUs NVidia V100. Outro ponto é que essas placas de vídeo estão ligadas em cada um dos seus 4.320 nodes.

5. Summit

Summit foi o supercomputador mais rápido até 2020, quando foi destronado nessa corrida.Summit foi o supercomputador mais rápido até 2020, quando foi destronado nessa corrida.Fonte:  Época Negócios/Reprodução 

Criado pela IBM, o Summit está instalado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, onde também está localizado outro supercomputador apresentado nessa lista. Por conta de suas características, foi o equipamento mais rápido do mundo até junho de 2020, mas já foi superado por outros quatro concorrentes.

Este supercomputador é utilizado em aplicações voltadas para o campo da energia, inteligência artificial e saúde humana, contando com capacidade de processamento de 148.600 petaFLOPS. Ele também apresenta dois processadores Power9 e seis GPUs Tesla V100 fabricadas pela NVidia.

Por fim, uma curiosidade: por conta de seu tamanho, o Summit ocupa cerca de 55 metros de espaço, além de utilizar cerca de 219 quilômetros de cabos para realizar todas as ligações necessárias.

4. Leonardo

A quarta colocação na lista de supercomputadores do Top500 é o Leonardo, que está localizado em Bolonha, na Itália. Ele é operado pelo Cineca, um consórcio de 65 universidades, 27 instituições púbicas de pesquisa e dois ministérios da Itália.

Utilizado na criação de aplicações para setores como inteligência artificial, medicina, energias renováveis e bioengenharia, ele tem capacidade de processamento de 238.70 petaFLOPS.

O sistema deste suprecomputador é baseado em uma arquitetura BullSequana XH200, além de ter dois módulos de computação, contar com um total de 3.500 processadores Intel Xeon e apresentar 14 mil GPUs modelo Nvidia A100.

3. LUMI

LUMI fica com a medalha de bronze no ranking dos supercomputadores em atividade.LUMI fica com a medalha de bronze no ranking dos supercomputadores em atividade.Fonte:  Pplware/Reprodução 

Localizado na Finlândia, o LUMI é o terceiro supercomputador a aparecer na lista mantida pelo site Top500. Ele pertence ao EuroHPC, o Consórcio Europeu de Computação de Alto Desempenho, e é considerado um sistema pré-exascale.

Na avaliação realizada pela equipe do Top500, ele pode alcançar a marca de 309,10 petaFLOPS. Entre os seus componentes, temos a arquitetura HPE Cray EX235a, além de processadores AMD EPYC de terceira geração otimizados e GPU AMD Instinct MI250X.

Um dado curioso referente ao LUMI é que ele funciona com energia 100% hidroelétrica, além de contar com um avançado sistema de refrigeração. Outro ponto importante é que parte do calor gerada por ele é revertido para o aquecimento de alguns localizados na região em que ele está instalado.

2. Fugaku

Fugaku foi destronado pelo Frontier, mas ainda segue como um supercomputador bem potente.Fugaku foi destronado pelo Frontier, mas ainda segue como um supercomputador bem potente.Fonte:  Valor Econômico/Reprodução 

Por muito tempo o Fugaku foi conhecido como o supercomputador mais rápido do mundo. E, observando suas especificações, dá para entender o motivo de ele ter ocupado o topo dessa lista por bastante tempo: ele é capaz de alcançar a velocidade de 442.010 petaFLOPS.

Fabricado pela Fujitsu, ele conta com a SoC A64FX de 48 núcleos produzida pela Fujitsu, o que fez dele o primeiro sistema alimentado por processadores ARM a chegar ao topo. No total, ele conta com 7.630.848 núcleos totais.

Atualmente, o Fugaku está instalado no centro de ciência computacional da Riken, em Kobe, no Japão.

1. Frontier

Frontier é atualmente o supercomputador mais rápido do mundo.Frontier é atualmente o supercomputador mais rápido do mundo.Fonte:  Inforchannel/Reprodução 

Desenvolvido pelo Oak Ridge National Laboratory, o Frontier é conhecido atualmente como o supercomputador mais rápido do mundo. Para se ter uma ideia do tamanho de sua potência, ele foi o primeiro a alcançar a marca "exascale" e é capaz de fazer 1,1 quintilhão de operações por segundo.

Ainda referente às suas especificações, é sabido que ele utiliza arquitetura HPE Cray EX235a, além de contar com processadores AMD EPYC e GPU AMD Instinct. No total, ele tem 8.699.904 núcleos totais, além de uma classificação de eficiência energética de 52.23 gigaflops/watt.

"Baseado na mais recente arquitetura HPE Cray EX235a e equipado com processadores AMD EPYC 64C 2GHz, o sistema tem 8.699.904  núcleos totais, uma classificação de eficiência energética de 52,23 gigaflops/watt e conta com gigabit Ethernet para transferência de dados. A Frontier está atualmente sendo integrada e testada no ORNL no Tennessee, EUA, onde será operada pelo Departamento de Energia", explicou o grupo TOP 500.

E então, já imaginou esse tanto de supercomputadores? Para acompanhar os conteúdos do TecMundo, continue de olho por aqui e nos siga em nossa rede social. Até a próxima!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.