IA da Intel será criada em supercomputador com 1 trilhão de parâmetros

1 min de leitura
Imagem de: IA da Intel será criada em supercomputador com 1 trilhão de parâmetros
Imagem: Intel

A Intel anunciou, durante a conferência anual ISC23 em Hamburgo, na Alemanha, que o seu supercomputador Aurora irá criar uma série de modelos generativos de IA, do tipo ChatGPT, porém desenvolvidos pelo Argonne National Laboratory especificamente para a comunidade de pesquisa científica.

De acordo com o diretor associado do laboratório Argonne, Rick Stevens, que divide o projeto do supercomputador com a Intel e a Hewlett-Packard, a ideia é utilizar o potencial da máquina "para produzir um recurso que pode ser usado para ciência com aplicação no âmbito dos laboratórios do Departamento de Energia e em colaboração com outros”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O resultado do esforço conjunto dará origem a não apenas um, mas vários modelos generativos de IA para utilização em pesquisa. Para isso, serão treinados em textos gerais, códigos e dados científicos estruturados de Biologia, Química, Ciência dos Materiais, Física, Medicina e outras fontes.

Como serão os modelos generativos feitos no Aurora?

Os modelos Aurora genAI representam seis vezes mais que os do ChatGPT.Os modelos Aurora genAI representam seis vezes mais que os do ChatGPT.Fonte:  Intel 

Chamados de Aurora genAI, os futuros modelos de IA podem chegar a um trilhão de parâmetros, que são as variáveis ajustáveis que determinam como o modelo processa e responde aos inputs. Segundo a Intel, isso é quase o dobro dos modelos usados para treinar o PaLM do Google e quase seis vezes mais que os do GPT-3 da OpenAl.

Esses modelos generativos serão utilizados em aplicações científicas variadas, como: design de moléculas e materiais, e síntese de conhecimento em milhões de fontes para experimentos em Biologia de Sistemas, Química de Polímeros e Materiais Energéticos, Ciência do Clima e Cosmologia. Os modelos também serão usados para acelerar a produção de medicamentos para o câncer e outras doenças.

Na conferência, a Intel confirmou a entrega física de mais de 10 mil blades para o supercomputador Aurora. A empresa também informou que o sistema completo do Aurora, construído com supercomputadores HPE Cray EX, terá 63.744 GPUs e 21.248 CPUs e 1.024 nós de armazenamento DAOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.