Resumo da conferência da Sony na IFA 2014 [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Resumo da conferência da Sony na IFA 2014 [vídeo]
Imagem: YouTube

A conferência da Sony aconteceu alguns instantes depois da apresentação estrelada pela Samsung e seus dispositivos. Os aparelhos mais aguardados da companhia eram os da linha Xperia Z. Além da continuação do flagship da empresa, eram esperados outros equipamentos com tamanhos diferentes e produtos vestíveis.

No entanto, como sabemos, a companhia possui uma vasta coletânea de produtos no mercado, como smart TVs, câmeras e o todo poderoso PlayStation 4. Tendo isso em mente, era esperado que a Sony também divulgasse informações sobre outras linhas de equipamentos, além dos smartphones e tablets.

Quem sobe ao palco primeiro é ninguém menos que o presidente e CEO da Sony, Kazuo Hirai. Depois das boas-vindas, Hirai fala um pouco da filosofia que norteia a criação de todos os produtos da empresa e explica um pouco sobre o “WOW Experience”, conceito informal que ele acabou criando durante a CES 2014.

Essa explicação, inclusive, foi precedida de um meme que contou quantas vezes o CEO pronunciou a expressão de surpresa (que para nós seria mais parecido com um “uau”) no evento do começo do ano. Antes de começar a falar dos produtos, Hirai comentou sobre o desejo da Sony de fazer de seus equipamentos objetos realmente grandiosos e o quanto estão trabalhando nisso.

Câmeras, TVs, walkman e fones de ouvido

A parte seguinte do discurso do presidente foi dedicada às ambições que a companhia tem em relação às câmeras e televisores e, em determinado momento, ele chamou o presidente da Sony europeia para ajudá-lo. Os apresentadores falaram sobre uma série de modelos e conceitos que deverão estar presentes no mercado e trazer muitas inovações.

Depois disso, o foco mudou para o som. Batendo bastante na tecla do áudio em alta definição, foi mencionado que esse recurso de aprimoramento de som estará presente em praticamente todos os dispositivos da empresa, incluindo televisores, smartphones e tablets. Também foram apresentados outros produtos, como walkmans e fones de ouvido.

Linha Xperia e dispositivos vestíveis

A parte mais aguardada da conferência foi apresentada pelo presidente da divisão mobile da companhia. Como já havíamos previsto, quatro aparelhos principais foram apresentados: o Xperia Z3, o Xperia Z3 Compact, o Xperia Z3 Tablet Compact e o Xperia E3.

O Xperia Z3, principal smartphone da empresa, não sofreu muitas alterações em relação a sua versão anterior. O dispositivo é extremamente fino e será vendido em quatro cores diferentes. O Xperia Z3 Compact é uma versão menor do flagship, trazendo uma tela de 4,6 polegadas.

Já o Tablet Compact é um tablet também muito parecido com o Xperia Z3, possuindo uma tela de 8 polegadas. Como já prevíamos, os três trazem uma configuração praticamente idêntica. O outro anúncio foi do Xperia E3, aparelho de entrada e que traz especificações menos potentes, mas com preço mais atrativo.

Nós também havíamos comentado sobre os dois vestíveis que a Sony poderia anunciar em sua conferência. O SmartWatch 3 é a terceira geração de relógios inteligentes da companhia e traz uma série de recursos novos, além de uma bateria que promete durar até dois dias. Para este aparelho, a Sony conseguiu uma parceria com a Google para utilizar o Android Wear.

SmartBand Talk foi o outro wearable anunciado pela empresa. Esse vestível é equipado com uma tela e-ink, suporta comandos de voz e sua bateria é capaz de durar até três dias longe da tomada. Um detalhe é que todos os dispositivos anteriores, smartphones, tablets e vestíveis, são à prova d’água, característica na qual a Sony tem investido pesado.

PlayStation 4 e Life Space UX

O assunto abordado em seguida foi novamente o PlayStation 4. Porém, agora que os novos produtos da linha Xperia já haviam sido apresentados, era possível explicar uma das funcionalidades que os dispositivos móveis teriam com o console.

Os smartphones e tablets da Sony poderiam transmitir, a partir da rede WiFi, os jogos do console diretamente na tela do aparelho. Essa funcionalidade foi exemplificada nas ocasiões em que alguém quer utilizar a televisão, mas há pessoas jogando nela. Caso haja um Xperia em mãos, é possível continuar a jogatina no dispositivo.

O último anúncio da empresa foi o conceito de Life Space UX, que é um conjunto de projetores capazes de exibir reproduções em 4K diretamente na parede ou em qualquer tipo de superfície e que vão aprimorar muito a experiência dos consumidores.

Estes foram os principais anúncios da Sony em sua conferência na IFA 2014 e, abaixo, você pode conferir uma seleção de imagens que foram capturadas da transmissão do evento. Fique ligado no TecMundo e acompanhe todas as matérias especiais que serão desenvolvidas para cada um desses produtos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.