Software

Justiça da Argentina ordena que Google apague software de IPTV dos celulares Android

Decisão faz parte de campanha contra pirataria nos moldes do que já acontece no Brasil

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

25/09/2024, às 13:15

Atualizado em 25/09/2024, às 13:09

Um tribunal da Argentina decidiu que a Google precisa "desinstalar imediatamente" aplicativos relacionados com um serviço de IPTV em todos os aparelhos com Android e variantes no país. A medida impacta aparelhos como smartphones, televisores e tv boxes.

De acordo com o site TorrentFreak, a ação judicial envolveu também o pedido de bloqueio para operadoras locais de quase 70 domínios relacionados com um serviço popular no país, conhecido como Magis TV. O processo foi iniciado pela Alianza, uma entidade que representa estúdios do setor de TV paga na América Latina e combate infrações de direitos autorais.

O caso fica mais complicado porque o aplicativo não está disponível oficialmente na Google Play Store — ou seja, a própria Google já não liberava a sua presença na plataforma e o seu uso envolve uma instalação paralela nos dispositivos. A Magis TV é vista como uma das principais redes pagas de pirataria audiovisual, com atuação em vários países.

Um dispositivo do tipo TV box.
Um dispositivo do tipo TV box.

A ordem do juiz é de que a empresa "use os meios técnicos necessários" para forçar a desinstalação e a partir do endereço IP dos usuários que estão na Argentina e usam o Magis TV. Até o momento, a Google não se pronunciou sobre o caso.

Brasil também está combatendo o setor

As ações antipirataria na Argentina podem ter a ver também com operações similares em andamento no Brasil. Na última semana, uma nova fase da Operação 404 do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) resultou na remoção de 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegais.

Nesta etapa, foram realizadas três prisões na Argentina, inclusive com ajuda da Alizana e de autoridades de combate a cibercrimes no país vizinho. 

Alguns dos aparelhos apreendidos na operação.
Alguns dos aparelhos apreendidos na operação.

A própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está há alguns anos tomando medidas para bloquear serviços de distribuição ilegal de conteúdo e apreender servidores que enviam sinal pirata para tv boxes.

A Justiça da Argentina acredita que a medida contra a Magis TV "será replicada imediatamente por muitos países que têm o mesmo tipo de problema".



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.