O Google realizou uma demonstração privada na qual foi possível rodar o Chrome OS a partir de um celular com Android. O teste foi feito recentemente com um aparelho da linha Pixel 8, durante uma apresentação para representantes de outras companhias.
As informações são do site Android Authority, que revelou que fontes “confiáveis” disseram que a companhia testou uma build especial do Chromium OS (codinome “ferrochrome”) rodando em uma máquina virtual.
A demonstração foi projetada em uma tela externa, já que a linha Pixel 8 ganhou, em uma atualização recente, o recurso de saída de vídeo.
- Leia também: iOS 26: Apple confirma que atualização está fazendo bateria do iPhone acabar mais rápido
Por que rodar o Chrome OS em uma máquina virtual?
O Google já tentou integrar o Android e o Chrome OS em um único sistema operacional, chamado de Andromeda OS. O projeto foi anunciado em 2016 como uma tentativa de juntar o melhor dos dois SOs da empresa, permitindo que dispositivos distintos pudessem executar aplicativos de celulares, tablets e notebooks.
Mais tarde, a ideia foi abandonada, pois a gigante de Mountain View resolveu focar no aprimoramento dos dois sistemas individualmente.
Posteriormente, a big tech implementou um recurso no Chrome OS que permite que apps do Android sejam executados em PCs e notebooks em modo de compatibilidade. O contrário, no entanto, ainda não é possível, já que o Android não pode oferecer uma experiência próxima ao do Chrome OS.
A partir do Android 13, o Google lançou o recurso Android Virtualization Framework (AVF), que fornece um ambiente de execução seguro e privado para códigos sensíveis. Até então, a funcionalidade servia para rodar tarefas simples de maneira isolada do sistema.
Mas em 2022, um desenvolvedor conseguiu usar o recurso para executar o Windows 11 em um celular com Android. Aparentemente, a Google utilizou o AVF em sua demonstração privada para rodar o Chrome OS dentro do Android.
Futuro concorrente do Samsung DeX?
A partir deste suposto teste do Chrome OS rodando por meio do AVF, podemos imaginar que será possível utilizar celulares Android como notebooks em breve, com a adição de teclado e mouse. Para isso, basta que o recurso seja disponibilizado pelo Google (ou outros fabricantes) em celulares com hardware compatível.
- Leia também: DeepSeek: veja como usar a nova IA chinesa gratuita
Em teoria, a funcionalidade seria uma concorrente do Samsung DeX, que permite que a One UI assuma uma interface de PC em celulares Galaxy quando um monitor é conectado ao dispositivo.