Software

Recurso de 'memória' do ChatGPT deixa IA mais inteligente; veja detalhes

O recurso de memória do ChatGPT torna a IA mais inteligente, pois permite que a ferramenta lembre diversas configurações do usuário.

Avatar do(a) autor(a): Ramalho Lima

02/05/2024, às 06:30

Recurso de 'memória' do ChatGPT deixa IA mais inteligente; veja detalhes

Fonte:  OpenAI/Divulgação 

Imagem de Recurso de 'memória' do ChatGPT deixa IA mais inteligente; veja detalhes no tecmundo

O ChatGPT está ficando mais inteligente ao liberar o recurso de “memória” para mais assinantes do ChatGPT Plus globalmente. A OpenAI havia anunciado o recurso em fevereiro, mas ele estava disponível para poucos usuários. Desta vez, a funcionalidade será liberada para todos os usuários pagantes, desde que não sejam da Europa ou Coreia.

A OpenAI não informou o motivo dessas regiões ficarem de fora para receber o novo recurso, mas supõe-se que seja devido às leis locais relacionadas ao tratamento de dados dos cidadãos.

“Memória” vai deixar a IA mais inteligente

O recurso de memória do ChatGPT permite que a ferramenta de inteligência artificial (IA) recorde informações e configurações de cada usuário para poder oferecer uma assistência mais completa e natural. Entre as informações que a IA poderá armazenar estão consultas, comandos e informações pessoais específicas.

ChatGPT com "memória" vai oferecer assistência e respostas mais personalizadas.ChatGPT com "memória" vai oferecer assistência e respostas mais personalizadas.

Na imagem acima, há exemplos de informações pessoais que o ChatGPT poderá utilizar para uso posterior em uma mesma conta: nome, idade e sexo dos filhos, preferências e gostos dos filhos, preferências sobre viagens e abordagens de assistência pessoal, entre outros. 

Antes do recurso de memória, o ChatGPT só registrava essas informações em conversas ativas. Ao iniciar uma nova conversa, tudo era perdido.

O recurso de memória é baseado em aprendizado de máquina. O ChatGPT será capaz de fornecer respostas mais personalizadas com base nas informações que os usuários decidirem que a ferramenta pode armazenar, e também utilizando seu algoritmo para aprender sobre as preferências dos usuários à medida que eles fazem uso da ferramenta.

A memória do ChatGPT será personalizável, o que significa que os usuários poderão definir quais informações a IA deverá armazenar para uso posterior. Dessa maneira, a OpenAI se resguarda das críticas em relação aos testes prévios realizados com a nova funcionalidade. Os usuários poderão até mesmo fazer a IA “esquecer” detalhes indesejados.

De acordo com a OpenAI, o recurso de memória do ChatGPT será lançado para assinantes do ChatGPT Enterprise e Teams, assim como GPTs personalizados na GPT Store, porém, sem mencionar uma data específica.



Avatar do(a) autor(a): Ramalho Lima

Ramalho Lima

Especialista em Redator

Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.