Windows 11: ex-engenheiro da Microsoft critica lentidão do menu Iniciar

2 min de leitura
Imagem de: Windows 11: ex-engenheiro da Microsoft critica lentidão do menu Iniciar
Imagem: Getty Images/Reprodução

A lentidão do menu Iniciar do Windows 11 instalado em seu computador de última geração deixou um ex-engenheiro de software sênior da Microsoft furioso. Em postagem no X na terça-feira (9), Andy Young não poupou críticas ao desempenho da função na versão mais recente do sistema operacional, classificando-o de “comicamente ruim”.

Decidido a chamar a atenção da antiga contratante, o especialista, que trabalhou por 13 anos na gigante de Redmond, compartilhou um vídeo em que mostra a dificuldade para usar o recurso. Na postagem, ele afirma usar um PC com processador Intel Core i9 e 128 GB de memória RAM, avaliado em US$ 1.600, o equivalente a R$ 8.145 pela cotação atual.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“O que está acontecendo em Redmond?”, questionou Young, após citar a configuração da máquina, recebendo comentários de outras pessoas com problemas semelhantes. Em seguida, o ex-funcionário da Microsoft esclareceu que chegou a trabalhar no desenvolvimento do Windows e por isso não sente ódio do software.

Ele também comentou, na sequência de mensagens, que o Windows 11 aparentemente está inacabado e por isso passa por problemas no menu Iniciar e em outras partes. “Se os dados sugerem que o software que você cria frustra uma porcentagem significativa de usuários, isso significa que ainda há trabalho a ser feito”, concluiu.

Especialista esclarece causas do problema

As reclamações de Andy Young acabaram chegando à gigante da tecnologia. Segundo o TechRadar, o ex-funcionário foi procurado pela engenheira Jen Gentleman, da equipe de engenharia do Windows, que lhe passou alguns esclarecimentos a respeito da lentidão do menu Iniciar.

O problema estaria na pesquisa do Windows, integrada ao menu. No caso do engenheiro, o recurso iniciou a pesquisa online e localmente à medida em que ele digitava, mas pode ter enfrentado dificuldade para se conectar à rede, resultando na lentidão registrada em vídeo.

Ainda conforme a publicação, problemas desse tipo são mais comuns nas versões beta do Windows 11, uma vez que elas estão sendo desenvolvidas ao mesmo tempo em que ficam disponíveis para os testadores. Dessa forma, a lentidão e outros comportamentos imprevisíveis são esperados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.