X, antigo Twitter, inaugura suporte a passkeys no iOS; entenda

1 min de leitura
Imagem de: X, antigo Twitter, inaugura suporte a passkeys no iOS; entenda
Imagem: GettyImages

O X, antigo Twitter, começou a liberar o suporte para passkeys ("chaves de acesso", em português) no iPhone para usuários do mundo inteiro. A novidade foi anunciada pelo perfil oficial da plataforma @Safety nesta segunda-feira (8), acompanhado por um link de suporte ensinando como habilitar a ferramenta de autenticação.

As passkeys são um novo método de autenticação que, no lugar de senhas, usa recursos de verificação de identidade mais eficientes, como PIN do dispositivo, Face ID (no iPhone), biometria ou reconhecimento facial. A solução é desenvolvida há anos e é implementada gradativamente em vários serviços da web há um bom tempo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Agora disponível no X, usuários de iPhone não precisam mais memorizar as convencionais senhas para fazer login na própria conta. A função aproveita o Face ID ou o Touch ID para verificar a identidade do usuário.

"As chaves de acesso tornam o login fácil e conveniente. Após a configuração, você poderá usar sua passkey para fazer login na sua conta em diferentes dispositivos sem precisar lembrar ou redefinir uma senha esquecida", explica o X em página de suporte.

Por não depender de senhas convencionais, as passkeys são poderosas contra phishing e vazamentos de dados. A chave de acesso é gerada exclusivamente no dispositivo, tornando o processo de autenticação mais seguro.

Compatibilidade com o iOS

A novidade do X é restrita aos sistemas em que as passkeys são compatíveis — portanto, iOS 16 ou mais recente. Sendo assim, dispositivos mais antigos foram deixados de lado.

Para ativar as passkeys na sua conta do X, é preciso fazer login, entrar na seção "Sua conta" na barra de navegação, navegar em Configurações e privacidade > Segurança e acesso à conta > Segurança e acessar a opção "Passkey". Neste primeiro momento, será necessário confirmar sua senha tradicional para configurar o recurso.

Se o recurso ainda não apareceu no seu aplicativo, vale conferir na App Store se há atualizações disponíveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.