Apple muda regras e abre caminho para emuladores de jogos na App Store

2 min de leitura
Imagem de: Apple muda regras e abre caminho para emuladores de jogos na App Store
Imagem: Freepik
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Na última sexta-feira (5), a Apple surpreendeu ao liberar emuladores em sua loja de aplicativos, a App Store. A mudança chega após anos de proibição dos softwares que permitem, entre outras coisas, jogar títulos mais antigos ou sem disponibilidade nas plataformas modernas — prática popularmente conhecida como “retrogaming”.

Segundo a gigante norte-americana, a mudança vale internacionalmente, mas exige que os desenvolvedores sigam “todas as leis aplicáveis”. Em outras palavras, a Apple sinaliza que banirá aplicativos que forneçam jogos piratas, mesmo que indiretamente.

Após semanas de notícias ruins para os fãs de emulação, a novidade é muito bem-recebida pelo nicho. Com a mudança de regras da App Store, é esperado que alguns aplicativos famosos do Android finalmente cheguem ao iOS — como o PPSSPP, DraStic e My Boy, por exemplo.

O iPhone 15 Pro é capaz de rodar jogos AAA, como Death Stranding.O iPhone 15 Pro é capaz de rodar jogos AAA, como Death Stranding.Fonte:  Apple 

Junto das mudanças acerca dos emuladores, a Apple também afrouxou certas diretrizes envolvendo os chamados “Super Chats”, aplicativos de mensagem instantânea com inúmeros recursos. Um exemplo deles é o WeChat, que poderá contar com minijogos, desde que no formato HTML5 — ou seja, nada de títulos rodando nativamente no celular.

Todas essas mudanças podem ser consequência do processo antitruste registrado pelo governo norte-americano. Nele, os Estados Unidos acusam a Apple de tentar prejudicar Super Chats e plataformas de jogos em nuvem — como Xbox Cloud Gaming e GeForce Now, que recentemente também passaram a ser permitidos na App Store.

Jogatina legalizada

Tecnicamente, o iOS já é compatível com alguns emuladores há anos. No entanto, a instalação desses aplicativos exigia o desbloqueio do sistema operacional, através de métodos que violavam os termos de uso dos dispositivos Apple — simplificando: jailbreak. Contudo, além do processo colocar tanto os dados dos usuários quanto os eletrônicos em risco, ele não é exatamente acessível.

Dessa maneira, a mudança da Apple possibilitará não apenas que os jogadores adquiram aplicativos confiáveis diretamente da App Store, mas que também aproveitem os jogos de maneira segura. Junto disso, graças ao hardware padronizado da empresa, é provável que muitos emuladores sejam otimizados para oferecer uma experiência mais fluída — uma vitória e tanto para a comunidade.

Veja também: Resident Evil Village no iPhone 15 Pro: vai matar os consoles? Comparamos com o PS5

Considerando o alto desempenho do novo iPhone 15 Pro, por exemplo, é inevitável imaginar como ele lidaria com um emulador de Nintendo Switch ou PlayStation 3. Resta aguardar mais novidades!

E você, o que acha da mudança na App Store? Nos conte nas redes sociais do Voxel!

Cupom Fast Shop

Não deixe passar a oportunidade de economizar na Fast Shop! Use o Cupom Fast Shop e garanta descontos exclusivos em seu novo iPhone!  

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.