OpenAI vai apresentar IA Sora para grandes estúdios de Hollywood

2 min de leitura
Imagem de: OpenAI vai apresentar IA Sora para grandes estúdios de Hollywood
Imagem: OpenAI/Reprodução

A OpenAI vai apresentar as capacidades da Sora, inteligência artificial (IA) capaz de gerar vídeos de alta qualidade, para estúdios de Hollywood na próxima semana. A companhia espera concretizar parcerias com produtoras, executivos de mídia e agências de talentos e incluir a ferramenta no fluxo de desenvolvimento de produções.

De acordo com fontes ouvidas pelo Bloomberg, a OpenAI busca familiarizar grandes figuras da indústria do entretenimento ao gerador de vídeos com IA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Sora é capaz de gerar vídeos de alta qualidade.A Sora é capaz de gerar vídeos de alta qualidade.Fonte:  OpenAI/Reprodução 

"A OpenAI tem uma estratégia deliberada de trabalhar em colaboração com a indústria através de um processo de implantação iterativa — implementando avanços de IA em fases — a fim de garantir uma implementação segura e dar às pessoas uma ideia do que está no horizonte", pontuou uma das fontes.

Naturalmente, a notícia não pega bem para artistas responsáveis pelas criações, e pode reaquecer a discussão acerca do uso de IA em trabalhos antes destinado a humanos. Desde a popularização dos modelos generativos, travou-se uma intensa briga (e alguns processos judiciais) entre pessoas e empresas donas de IAs avançadas, como Stable Diffusion, Midjourney e OpenAI.

Tópico discutido na greve de Hollywood

O uso deliberado de IA na produção de filmes também foi um dos tópicos debatidos durante a greve de roteiristas e atores em meados de 2023. O Sindicato dos Roteiristas (WGA, na sigla em inglês) pontuou que a adoção indevida da tecnologia poderia levar à substituição de escritores humanos por máquinas.

No caso de vídeos, vários outros profissionais estão envolvidos — figurantes, maquiagem, operadores de câmera e vários outros. Portanto, a IA Sora poderia ocupar o espaço antes destinado a essas pessoas.

O problema dos direitos autorais

Além disso, também há a discussão acerca da violação de direitos autorais por desenvolvedoras de modelos avançados. Quando questionado sobre qual material foi utilizado para treinar a Sora, um executivo da OpenAI ficou confuso e não respondeu à pergunta.

De certa forma, a violação de direitos autorais também pode afetar estúdios responsáveis por grandes produções. O conteúdo de filmes e séries pode ser utilizado para basear outras produções a partir dos resultados gerados pelo modelo.

Atualmente, o modelo Sora da OpenAI não está disponível para o público geral, mas tem lançamento previsto para este ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.