Google Chrome: monitoramento de sites suspeitos agora é feito em tempo real

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome: monitoramento de sites suspeitos agora é feito em tempo real
Imagem: Google

O Google Chrome em breve ficará mais seguro no seu dia a dia. A empresa anunciou nesta quinta-feira (14) a melhoria de um importante recurso de proteção digital para o programa.

A novidade é a ampliação do funcionamento do serviço Navegação Segura (Safe Browsing). Ele é responsável por fazer o monitoramento de todos os sites acessados, procurando por ameaças como phishing, download de malwares e roubo de dados no geral. A partir de agora, essa varredura será feita inteiramente em tempo real.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A nova tela de proteção em tempo real no Chrome.A nova tela de proteção em tempo real no Chrome.Fonte:  Google 

Antes, o monitoramento já era ao vivo, mas a checagem era realizada com base em uma lista de páginas potencialmente perigosa que era atualizada a cada 30 ou 60 minutos. O Google, porém, detectou que em um terço desse tempo novas ameaças já surgiam e faziam novas vítimas, o que exigia uma atualização no sistema.

No novo modo, a listagem será atualizada constantemente e consultada pelo seu navegador. O Google Chrome para iOS e desktop já recebem o recurso na mais nova atualização, enquanto a versão para Android terá acesso a ela apenas no final deste mês.

Mais novidades para o Chrome

De acordo com o Google, a Navegação Segura faz a análise de mais de 10 bilhões de URLs por dia. A atualização deve fazer com que ela melhore em 25% a prevenção de ataques de phishing contra usuários.

Para além desse serviço, o Google anunciou também uma atualização no Check-up de senha (Password Checkup) exclusivamente no iOS.

Check-up de senhas foi melhorado no iOS.Check-up de senhas foi melhorado no iOS.Fonte:  Google Blog 

A partir de agora, o navegador mobile passa a avisar o usuário quando uma senha que ele escolheu e salvou é considerada fraca ou então já foi utilizada demais em outros serviços. A ideia é fazer com que o público troque esses códigos de acesso por sequências mais difíceis de serem adivinhadas e não repita elas em outros cadastros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.