Google Maps: novo recurso do Android vai aumentar a precisão de mapas no celular

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps: novo recurso do Android vai aumentar a precisão de mapas no celular
Imagem: GettyImages

O Google Maps vai ser mais preciso quanto a orientação do celular em breve. A Gigante das Buscas anunciou uma nova API, a Fused Orientation Provider (FOP) que, na prática, tornará a identificação da posição do dispositivo mais consistente e exata. A novidade foi anunciada no Android Developers Blog nesta quinta-feira (7).

Por vezes, o Google Maps pode apresentar dificuldade para identificar a direção em que você está apontado, assim tornando o uso do mapa menos eficiente. Segundo o Google, esse não é um problema exclusivo do seu próprio app, uma vez que as informações fornecidas pelo GPS não são totalmente exatas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A nova API usará uma combinação de sensores contidos no celular para aumentar a precisão do mapa.A nova API usará uma combinação de sensores contidos no celular para aumentar a precisão do mapa.Fonte:  GettyImages 

A API FOP busca atender a demanda de desenvolvedores (e provavelmente do próprio Google) por maior precisão na detecção de direção e movimento. "Um aplicativo de mapas deve mostrar a direção correta a seguir quando um usuário está navegando para um restaurante interessante numa cidade estrangeira", ressalta o Google.

A FOP garante "um comportamento de alto desempenho mais consistente entre dispositivos", retornando informações como orientação com menores chances de erro. Para isso, a API aproveita vários sensores contidos no aparelho (acelerômetro, giroscópio e magnetômetro) para perceber movimentação e compensar erros de sensores de baixa qualidade.

Além disso, a API aproveita o acesso aos hardware do celular para sincronizar sensores com horários distintos, somar as medidas do acelerômetro, giroscópio e magnetômetro e compensar pelos erros do giroscópio em movimento.

Disponível para desenvolvedores

Segundo o Google, a novidade será distribuída para todos os celulares via Google Play Services (compatível com Android 5 ou mais recentes). Porém, por se tratar de uma API, desenvolvedores de apps de mapa precisam implementá-la manualmente.

Sendo uma novidade estrutural, e não um recurso pronto para o usuário final, você não precisa fazer nada para ter a novidade no celular. Contudo, será necessário esperar até ter as melhorias em ação no seu app favorito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.