Como a IA está transformando a experiência do viajante

2 min de leitura
Imagem de: Como a IA está transformando a experiência do viajante

Que o assunto IA (Inteligência artificial) está em alta, já não é novidade. Dentre as pautas de oportunidades de inovação e seus desafios éticos e regulatórios, a ascensão atual da IA têm tomado as agendas e investimentos nos negócios, impulsionado pelo seu crescimento tecnológico, o boom da IA generativa e o surgimento de soluções como ChatGPT.

Em estudo recente do Gartner, vemos que 10% das empresas estão usando efetivamente IA generativa, enquanto 45% estão em fase de testes. A maioria das lideranças dessas empresas acredita que os benefícios econômicos superam qualquer risco no uso dessa antiga, porém recente, tecnologia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

IA nas viagens. A IA está sendo usada para personalizar a experiência do hóspede, desde o check-in até o check-out.

Dentro do setor de viagens, estima-se no relatório da IndustryArc, que o mercado de Inteligência Artificial supere US$1,2 bilhão até 2026. Mirando em oferecer um serviço excelente para viajantes, a IA pode ser peça chave na personalização de experiências, velocidade no serviço ao cliente e recomendações extremamente assertivas.

Personalização da experiência

Imagine ter sua viagem acontecendo do jeitinho que você gosta? No setor de hospedagem, a IA está sendo usada para personalizar a experiência do hóspede, desde o check-in até o check-out, usando dados para entender e aplicar a melhor experiência personalizada para aquela pessoa.

No transporte, é usada desde a busca da melhor opção de passagens, até a viagem em si. Segundo relatório da Mckinsey, melhorias de produtos e serviços usando IA para adaptação e personalização conforme as necessidades de clientes podem chegar até US$3,7 trilhões em contribuição na economia até 2030.

Assistentes virtuais e suporte durante a jornada

Passando por importantes evoluções nos últimos anos, os assistentes virtuais alimentados por IA estão se tornando cada vez mais sofisticados.

Afinal, são capazes de compreender e processar a linguagem natural para responder a perguntas dos viajantes, fazer reservas, fornecer informações em tempo real sobre voos, trajetos de ônibus, e até mesmo dar dicas locais. Isso melhora a experiência do usuário ao oferecer suporte 24/7 e respostas rápidas às suas necessidades.

Tradução e assistência linguística

Aplicativos de tradução alimentados por IA estão tornando mais fácil para os viajantes se comunicarem em idiomas estrangeiros, reduzindo barreiras linguísticas e culturais e tornando a viagem mais acessível, agradável e até segura.

Seja por texto ou por voz, as soluções são cada vez mais robustas e assertivas no entendimento e tradução de um idioma completamente desconhecido.

Recomendações assertivas

O uso da IA tem sido feito para oferecer a pessoas recomendações e ofertas de produtos e serviços personalizados e extremamente assertivos de acordo com seu histórico de viagens, uso, buscas e gostos. Apesar de ser um ponto de debate importante e polêmico, em pesquisa da Oracle, 95% das pessoas entrevistadas disseram ter interesse no uso de seus dados para ofertas personalizadas no setor hoteleiro.

A ascensão da Inteligência Artificial (IA) está transformando a experiência do viajante de maneiras sem precedentes, destacando-se na:

  • personalização de experiências;
  • assistência virtual aprimorada;
  • barreiras linguísticas minimizadas;
  • recomendações altamente assertivas.

Este avanço não apenas eleva a satisfação do cliente, mas também oferece percepções valiosas sobre comportamentos e preferências dos consumidores, permitindo aprimoramentos contínuos em produtos e serviços.

Contudo, é fundamental que essa evolução ocorra com uma forte ênfase na segurança e ética, assegurando que a implementação da IA no turismo seja responsável e proteja a privacidade e os dados dos usuários. A IA promete um futuro onde as viagens são mais intuitivas e personalizadas, mas sua adoção responsável é essencial para garantir benefícios sustentáveis para todos os envolvidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.