Férias analógicas? Evite perrengues tecnológicos em viagens internacionais

3 min de leitura
Imagem de: Férias analógicas? Evite perrengues tecnológicos em viagens internacionais
Imagem: Getty Images

Viajar para o exterior pode ser uma grande oportunidade de praticar um novo idioma, fazer amigos locais e ainda experimentar uma série de pratos diferentes. Felizmente, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse momento e até mesmo fazer com que o viajante economize durante a viagem.

Como exemplo, atualmente existem diversos aplicativos voltados à organização do itinerário, reserva de hotéis, compra de passeios turísticos e até mesmo apps para traduzir placas e cardápios.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por isso, pensando na próxima aventura dos nossos leitores, o TecMundo trouxe 5 dicas para evitar perrengues tecnológicos em viagens internacionais. Confira abaixo!

1. Internet

Não corra o risco de ficar sem internet.Não corra o risco de ficar sem internet.Fonte:  Getty Images 

Ter acesso à internet no celular durante uma viagem é importante para conseguir usar redes sociais, aplicativos de mapas, fazer reservas em restaurantes e hotéis, além de poder se comunicar com amigos e familiares. Uma opção cada vez mais popular para obter internet no exterior é o eSIM, um chip virtual embutido no próprio smartphone.

Os modelos mais recentes de celulares da Apple, Samsung e Google, por exemplo, já possuem suporte ao eSIM. Algumas das opções mais famosas de eSIM no mercado incluem a Airalo, Chip2Go e America Chip.

Para quem não possui um smartphone com suporte ao eSIM, ainda é possível adquirir chips físicos internacionais. Algumas das opções mais conhecidas são a EasySim4U e a TravelSim. É importante verificar a cobertura do chip no país de destino e comparar preços antes de escolher a opção mais adequada para suas necessidades.

2. Acesso a sites e apps estrangeiros

O uso da VPN durante as viagens é indispensável para a segurança de dados do usuário.O uso da VPN durante as viagens é indispensável para a segurança de dados do usuário.Fonte:  Getty Images 

Usar uma VPN (Rede Virtual Privada) em viagens internacionais pode trazer diversas vantagens. Primeiro, ela garante a privacidade e segurança dos dados do usuário enquanto ele estiver conectado a uma rede pública de Wi-Fi, que muitas vezes são vulneráveis a ataques de hackers. Além disso, com a VPN é possível contornar restrições de conteúdo em alguns países, acessando sites e aplicativos que não estão disponíveis na região em que o viajante está.

Existem diversos aplicativos populares de VPN, como o ExpressVPN, NordVPN, CyberGhost, entre outros. Eles geralmente oferecem uma versão gratuita limitada, além de planos pagos com recursos avançados.

Veja também: Qual o melhor cartão de crédito para acumular milhas?

3. Adaptadores de tomadas

Não se esqueça de levar adaptadores de tomada na mala.Não se esqueça de levar adaptadores de tomada na mala.Fonte:  Getty Images 

Ao planejar uma viagem internacional, é importante lembrar da necessidade de adaptadores de tomadas. Cada país tem um tipo diferente de tomada elétrica, o que pode fazer com que os aparelhos eletrônicos brasileiros sejam incompatíveis. Sem o adaptador adequado, é possível que o viajante fique sem bateria nos dispositivos e até mesmo corra o risco de danificá-los.

Países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, China e Japão possuem tomadas diferentes do Brasil. Assim, é importante verificar qual é o tipo de tomada do destino para adquirir o adaptador correto antes de embarcar. Eles podem ser facilmente encontrados na internet e em lojas de eletrônicos.

4. Tradução

Caso você não tenha domínio do idioma, os aplicativos de tradução podem ajudar.Caso você não tenha domínio do idioma, os aplicativos de tradução podem ajudar.Fonte:  Getty Images 

Os aplicativos de tradução, como o Google Tradutor, são ferramentas úteis para quem está viajando para um país onde não fala a língua nativa. Eles podem ser usados para traduzir placas de metrô, cardápios em restaurantes e até mesmo conversas com os moradores locais.

Essa tecnologia torna as viagens internacionais mais fáceis e agradáveis, permitindo que os turistas se comuniquem e se locomovam sem problemas. Além do Google Tradutor, existem outros aplicativos de tradução populares, como o iTranslate e o Microsoft Translator.

5. Reservas

Imprevistos durante as viagens podem acontecer, e por isso é importante estar preparado.Imprevistos durante as viagens podem acontecer, e por isso é importante estar preparado.Fonte:  Getty Images 

Apesar de não ser o desejo de nenhum viajante, alguns problemas podem aparecer durante uma viagem internacional e é necessário estar preparado para solucioná-los rapidamente. Aplicativos populares, como o Skyscanner, permitem comparar preços de passagens aéreas e encontrar ofertas de última hora para qualquer local do mundo.

O Booking.com e o Airbnb possibilitam reservar hotéis e acomodações com facilidade e segurança. Eles detalham os preços, avaliações de hóspedes anteriores e ainda oferecem suporte 24 horas para todos os clientes.

Além disso, o Google Maps e o TripAdvisor são ótimos para encontrar restaurantes, hospitais e pontos de atendimento ao turista.

Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.