Qualcomm aposta forte em IA para celulares e PCs e anuncia novidades no MWC 2024

2 min de leitura
Imagem de: Qualcomm aposta forte em IA para celulares e PCs e anuncia novidades no MWC 2024
Imagem: Getty Images/Reprodução

As ferramentas e aplicativos baseadas em Inteligência Artificial (IA) generativa para celulares e computadores Windows deverão chegar mais rapidamente aos usuários. Ao menos essa é a proposta do Qualcomm AI Hub, anunciado nesta segunda-feira (26) durante a feira Mobile World Congress (MWC).

O Qualcomm AI Hub deverá oferecer ferramentas de IA para que os desenvolvedores possam aproveitar melhor os hardwares. A novidade está disponível a partir de hoje para os produtos equipados com Snapdragon 8 Gen 3 e Snapdragon X Elite, focado em computadores Windows.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como explica Durga Malladi, vice-presidente sênior e gerente geral de planejamento tecnológico e soluções de edge da Qualcomm, o AI Hub é uma biblioteca disponível para desenvolvedores com modelos de linguagem pré-otimizados. A partir dele, a expectativa é de que o trabalho de desenvolvimento de novas soluções e aplicativos baseados em IA seja facilitado.

Qualcomm IANova plataforma de IA da Qualcomm será integrada nativamente em celulares e PCs Windows.

A biblioteca de IA da Qualcomm possui mais de 75 modelos de linguagem para funcionar, por exemplo, em celulares, tablets e computadores que utilizam chipsets da empresa. Não apenas, as novidades poderão ser integradas em em carros, dispositivos inteligentes conectados e em produtos focados em realidade mista.

Os modelos também estarão disponíveis no GitHub e Hugging Face. A Qualcomm promete, ainda, que novos modelos serão adicionados ao AI Hub no futuro. Eles se dividem em categorias como:

  • Geração de imagens;

  • Segmentação de imagens;

  • Classificação de imagens;

  • Geração de textos;

  • Detecção de objetos;

  • Super Resolução;

  • Melhorias para fotografias em locais de baixa iluminação;

  • Compreensão de linguagem mais natural.

Ganham destaque modelos como Stable Diffusion, Whisper, ControlNet e Baichuan 7B. Eles devem consumir menos memória e energia, além de aproveitarem "a aceleração de hardware em todos os núcleos do Qualcomm AI Engine (NPU, CPU e GPU)".

Celulares Android com IAs mais poderosas

Também no MWC 2024, a Qualcomm anunciou que o grande modelo multimodal (LMM, na sigla em inglês) LLaVA (Large Language and Vision Assistant) chega agora aos dispositivos Android. Ele possui 7 bilhões de parâmetros e trabalha, ao mesmo tempo, com dados de texto, voz e imagem.

Qualcomm IA LLaVACelulares com chipsets de ponta da Qualcomm poderão ganhar ainda mais recursos baseados em IA.

Em uma demonstração, a empresa exibiu um celular Android utilizando o LLaVA em um assistente virtual. A empresa simula o envio de uma fotografia de alguns ingredientes para o assistente e pede para que ele os reconheça, e em seguida pede ajuda para criar um prato com o que tem disponível. O assistente retorna as informações em texto e dá dicas do que cozinhar com os ingredientes reconhecidos na imagem, além de fornecer dados calóricos em uma mesma conversa.

Outra ferramenta que pode ganhar fôlego em dispositivos Android de ponta é a geração de imagens por IA. A Qualcomm exibiu o método Low Rank Adaptation (LoRA) rodando em um dispositivo ao executar o Stable Diffusion.

Funcionando com mais de 1 bilhão de parâmetros, ele é capaz de gerar imagens de alta qualidade em menos tempo, além de customizar as criações com base nas preferências pessoais e artísticas do usuário. Ele também pode ser executado diretamente dos dispositivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.