Stable Video Diffusion: empresa que cria imagens com IA agora também gera vídeos

1 min de leitura
Imagem de: Stable Video Diffusion: empresa que cria imagens com IA agora também gera vídeos
Imagem: Stability/Reprodução

A plataforma Stable Diffusion, uma das mais populares em modelos de linguagem a partir de inteligência artificial que produzem ilustrações, anunciou uma evolução. A partir de agora, ela é capaz também de criar vídeos.

Apresentada nessa terça-feira (21), a novidade da Stability se chama Stable Video Diffusion e é o primeiro modelo generativo de clipes animados da companhia, baseado nas ferramentas já existentes e com resultados que parecem impressionantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Veja abaixo uma prévia do que o modelo de vídeo da Stable Video Diffusion é capaz de fazer:

Segundo a Stability, a ideia é que essa tecnologia seja usada em campos como publicidade, educação e entretenimento, entre vários outros setores.

Como funciona a IA de vídeos da Stable Diffusion

A IA generativa de vídeos da empresa é capaz de criar, em poucos segundos, animações em duas ou três dimensões a partir de comandos de texto do usuário. Ela segue a mesma lógica de outros serviços parecidos, trazendo resultados mais complexos e precisos de acordo com a quantidade de detalhes no prompt.

Ela utiliza as mesmas bases técnicas do criador de imagens estáticas para gerar ilustrações, gerando um conteúdo em movimento entre 14 e 25 frames diferentes com uma taxa de movimento de até 30 quadros por segundo.

Para além de entradas em texto, ela também é capaz de transformar imagens estáticas em animações, ou seja, "dar vida" para fotos ou desenhos.

A transformação de um comando de texto para vídeos compostos por diferentes quadros feitos por IA.A transformação de um comando de texto para vídeos compostos por diferentes quadros feitos por IA.Fonte:  Stable Diffusion/Divulgação 

Segundo a Stability, a IA generativa foi treinada com "milhões de vídeos coletados da internet" e refinada com uma amostragem menor de cerca de um milhão de clipes. A presença ou não de materiais protegidos por direitos autorais nesse conjunto, entretanto, não foi totalmente explicada pela companhia.

Além disso, ainda há limitações na criação em termos de enquadramento, efeitos de câmera, duração e representação de rostos humanos, ao menos por enquanto.

Como usar a IA de vídeo do Stable Diffusion?

Por enquanto, o Stable Video Diffusion está liberado apenas em uma versão prévia para pesquisadores da área. Quem está disposto a utilizar a plataforma atualmente precisa assinar um termo de comprometimento com as regras da ferramenta, incluindo não representar pessoas reais nas criações.

O código foi disponibilizado no repositório GitHub e mais detalhes técnicos podem ser lidos no estudo acadêmico publicado pela equipe (em inglês).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.