Qualcomm anuncia Snapdragon 8 Gen 3 com IA generativa para celulares

3 min de leitura
Imagem de: Qualcomm anuncia Snapdragon 8 Gen 3 com IA generativa para celulares
Imagem: Qualcomm/Divulgação

A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (24) a sua nova geração de chipsets premium para celulares. O Snapdragon 8 Gen 3 promete fortes capacidades de Inteligência Artificial (IA) generativa, alta performance e melhorias para jogos com qualidade de console.

O principal pilar do chipset é o uso de IA generativa. A companhia destaca, entre outros, a parceria com a Meta para utilizar o grande modelo de linguagem (LLM) Llama 2 nos dispositivos. Com isso, direto dos celulares equipados com o Snapdragon 8 Gen 3, os usuários poderão criar imagens "em uma fração de segundo" e contarão com interação por voz.

A empresa explica que rodar os modelos de linguagem direto dos dispositivos tem como vantagem a privacidade, já que os dados são processados localmente. O novo chipset pode, por exemplo, executar até 20 tokens por segundo (ou 10 bilhões de parâmetros), baseado no Llama 2 7B. Segundo a empresa, há um salto de 98% em velocidade na NPU Hexagon com 40% a mais de eficiência em comparação com o 8 Gen 2.

No coração do Snapdragon 8 Gen 3, a Qualcomm traz uma nova arquitetura de CPU (64-bit e 4 nanômetros) que consiste em:

  • 1 núcleo principal de até 3,3 GHz (Arm Cortex-X4);

  • 2 núcleos de eficiência de até 2,3 GHz;

  • 5 núcleos de performance de até 3,2 GHz.

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3O novo chipset Snapdragon 8 Gen 3 será equipado nos principais celulares deste ano e de 2024.

De acordo com a Qualcomm, o formato possui performance até 30% mais rápida. Já na GPU Adreno, há uma melhoria de até 25% na velocidade, com 25% de aumento na eficiência. A companhia também revela que o componente conta com um grande salto para jogos, incluindo:

  • Aceleração em tempo real de ray tracing por hardware;

  • Suporte a Unreal Engine 5 Lumen Global Illumination and Reflections;

  • HDR para jogos com profundidade de cores de 10-bit.

A Qualcomm ressalta que o lançamento traz o recurso Adreno Frame Motion Engine 2.0 (AFME). Basicamente, ele pode recriar frames para tornar a experiência de jogo mais fluida. Dessa forma, títulos que rodam a 60 fps podem ser reproduzidos a 120 fps, com o dobro de quadros por segundo. Vale considerar que o Snapdragon 8 Gen 3 suporta displays de 1 Hz até 240 Hz.

Em seu anúncio, durante o Snapdragon Summit, a Qualcomm revelou que o chipset está previsto para chegar em celulares de marcas como Asus, Honor, iQOO, Meizu, Nio, Nubia, OnePlus, Oppo, Realme, Redmi, RedMagic, Sony, vivo, Xiaomi e ZTE.

Câmera com IA e ficha técnica poderosa

O Snapdragon 8 Gen 3 carrega uma série de melhorias baseadas em IA para as câmeras. Por exemplo, ele traz uma nova função chamada Video Object Eraser, que permite remover objetos e até pessoas que aparecem sem querer nos vídeos. Além disso, ele também pode "expandir" imagens, criando áreas que podem ter sido cortadas do quadro.

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3Novo chipset da Qualcomm promete mais capacidades de fotografia utilizando inteligência artificial.

A ficha técnica do chipset inclui suporte para câmeras de até 200 MP e utiliza IA para determinar o foco automático, exposição e balanço de branco. Ele também traz suporte para gravações de vídeo em até 8K com HDR, além dos formatos Rec. 2020 e coloração de 10-bit.

Também é possível capturar vídeos em 10-bit nos formatos HEIF e HEVC. Outro recurso destacado pela empresa é a capacidade de gravação com o modo Night Vision.

Em conectividade, o chipset é compatível com Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e 5G (com o modem X75). Já sobre o carregamento, o 8 Gen 3 traz suporte ao Quick Charge 5, que aceita carregadores acima dos 100 watts.

Sobre as memórias, o novo chipset é compatível com os modelos LPDDR5X (até 4800 MHz) e até 24 GB no total. No armazenamento, os fabricantes poderão utilizar memórias UFS 4.0 de maior velocidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.