Google nega que lentidão no YouTube seja causada por uso de adblockers

1 min de leitura
Imagem de: Google nega que lentidão no YouTube seja causada por uso de adblockers
Imagem: Unsplash

A lentidão no YouTube relatada por diversos usuários, nos últimos dias, não é resultado das ações de repressão mais recentes da empresa em relação ao uso de bloqueadores de anúncios. É o que afirmou o Google na segunda-feira (15).

Em contato com o Android Central, um porta-voz do Google disse que os atrasos na reprodução de vídeos na plataforma, surgidos na semana passada, não têm qualquer relação com a detecção de adblocks feita pela companhia. Vale lembrar que ela tem intensificado o combate à utilização da ferramenta desde o final do ano passado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O YouTube apertou o cerco contra o uso de bloqueadores de anúncios.O YouTube apertou o cerco contra o uso de bloqueadores de anúncios.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

“Relatórios recentes de usuários com atrasos no carregamento no YouTube não estão relacionados aos nossos esforços de detecção de bloqueadores de anúncios. Nossa central de ajuda oferece dicas de solução de problemas para usuários que estão enfrentando problemas”, destacou o representante do Google, em comunicado.

Ainda de acordo com ele, a lentidão no YouTube mais recente estaria sendo causada por um bug na última atualização lançada para os bloqueadores AdBlock e AdBlock Plus. Dessa forma, quem usa tais ferramentas pode se deparar com atrasos ao acessar o serviço de streaming de vídeos.

Correção em desenvolvimento

Respondendo a usuários que reclamaram da lentidão ao acessar o YouTube com bloqueador de anúncios, no GitLab, um integrante da equipe de desenvolvedores do AdBlock reconheceu a existência do bug. Ele também afirmou que o problema está sendo corrigido, mas não definiu um prazo para a disponibilidade da solução.

O membro da equipe disse, ainda, que a queda de desempenho pode afetar outros sites acessados com o bloqueador ativado no navegador. Páginas da Microsoft e serviços como o Tradutor do Google estão enfrentando a mesma lentidão, que será corrigida em breve.

Aparentemente, os atrasos na reprodução de vídeos no YouTube afetam somente os usuários do AdBlock e do AdBlock Plus. O desenvolvedor do uBlock Origin, R. Hill, disse no X/Twitter que o seu bloqueador não sofre do problema relatado desde a última semana.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.