Descanse em paz: 10 tecnologias que tiveram seu fim em 2023

4 min de leitura
Imagem de: Descanse em paz: 10 tecnologias que tiveram seu fim em 2023
Imagem: GettyImages

Fim de ano é a época ideal para fazer um balanço de tudo o que ocorreu. E isso serve também para o ramo da tecnologia. Afinal, aconteceram várias atualizações que movimentaram o universo tecnológico em 2023.

Muitos dispositivos, serviços e eventos tecnológicos chegaram ao fim neste ano. Neste texto, compartilhamos 10 deles que você pode acompanhar em seguida!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Compartilhamento de conta da Netflix

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Um dos anúncios mais polêmicos em 2023 veio da Netflix, que assumiu uma política para banir o compartilhamento de senhas entre usuários. Agora, não é possível usar a mesma conta e senha quando não se está dentro da mesma residência. Se isso acontece, a pessoa recebe uma cobrança de taxa de R$ 12,90.

Segundo a empresa Sensor Tower, em maio de 2023 o Brasil teve uma perda de 3% dos usuários por conta dessa medida – o que pode mostrar, por um lado, que muita gente estava assistindo à Netflix por uma conta que não era a sua.

2. Google Stadia

(Fonte: Google)(Fonte: Google)Fonte:  Google 

O Google resolveu encerrar em 2022 o Google Stadia, um streaming de games armazenados em nuvem, mas o serviço ficou disponível aos usuários até janeiro de 2023. A empresa norte-americana fez o anúncio já com a promessa de reembolsar todo mundo que estivesse investido em conteúdos, games e hardware ligados a essa plataforma.

Segundo Phil Harrison, vice-presidente e gerente geral do Google Stadia, a razão foi porque a plataforma nunca chegou a realmente pegar em seu público-alvo. Uma pena.

3. Cortana no Windows

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

A Microsoft resolvendo encerrar sua assistente virtual Cortana na última atualização do Windows 11. Assim, acabou de vez a existência desse aplicativo, que já havia sido encerrado nos sistemas iOS e Android.

Na verdade, a Microsoft resolveu investir em peso na ferramenta Windows Copilot, acoplada ao Bing Chat. O objetivo é o de usar este software para auxiliar os usuários e responder suas questões sobre diversos assuntos.

4. App Google Podcasts

(Fonte: Google)(Fonte: Google)Fonte:  Google 

Outro anúncio impactante do Google, feito em setembro, foi sobre o encerramento do Google Podcasts, que vai sair do ar até o final de 2024. A empresa promete que essa mudança tem a ver com a transição para o YouTube Music, que tem recebido fortes investimentos da big tech.

De acordo com a empresa, a decisão reflete o próprio comportamento dos usuários. Segundo pesquisa feita pela empresa Edison, 23% dos americanos escutam seus podcasts semanalmente por meio do YouTube, mas apenas 4% usam o Google Podcasts.

5. A divisão de celulares Lenovo Legion

(Fonte: Lenovo)(Fonte: Lenovo)Fonte:  Lenovo 

Já a empresa Lenovo resolveu encerrar o seu modelo de celulares gamer Legion, baseados em sistema Android. A decisão teve a ver com a queda de procura por celulares desse tipo, e resolveu passar a investir mais em outros setores do seu negócio, como PCs e notebooks gamers.

O último modelo de celular Lenovo Legin havia sido lançado em agosto de 2022, mas não foi um sucesso de vendas. Ao comunicar o encerramento da linha, a Lenovo afirmou estar comprometida em aprimorar os produtos dedicados à comunidade gamer.

6. Wordpad da Microsoft

(Fonte: Microsoft)(Fonte: Microsoft)Fonte:  Microsoft 

E nem sempre são as tecnologias recentes que causam grande tristeza nos usuários quando acabam. Muita gente lamentou quando a Microsoft anunciou que descontinuaria o Wordpad, um software de edição de texto bastante antigo.

O programa havia surgido em 1995 com o Window 95, e servia como uma boa alternativa ao Word, por ser mais simples e leve. Ainda assim, ele ainda vem como instalação padrão no Windows 10 e 11, mas logo será tirado de linha.

7. Omegle

(Fonte: Omegle)(Fonte: Omegle)Fonte:  Omegle 

O Omegle, uma plataforma de chat gratuito em que as pessoas conversavam com outras aleatoriamente, também foi encerrado em 2023. A informação foi confirmada pelo criador do serviço, Leif K-Brooks, e deu fim a um "dinossauro" das redes sociais, já que o Omegle havia sido criado em 2009.

Brooks lançou o serviço quando tinha apenas 18 anos, e a plataforma fez muito sucesso. Cooperou com isso o fato de que o Omegle não exigia o download nem um aplicativo para poder rodar: bastava se conectar e usar uma webcam para começar a conversar com alguém.

8. A feira E3

(Fonte: ESA)(Fonte: ESA)Fonte:  ESA 

Quem é mais antigo com certeza vai com carinho da E3 (abreviação de Electronic Entertainment Expo), que por muitos anos foi a maior feira de games do mundo. Em 2023, a Entertainment Software Association (ESA), empresa responsável pelo evento, anunciou o fim da E3.

Ela iria ocorrer em junho de 2023 em Los Angeles, mas acabou sendo cancelada. Mais tarde, foi anunciado que a feira não terá mais continuidade nos anos seguintes. Surgida em 1995, o fim da E3 foi uma notícia que deixou muita gente ligada ao ramo dos games profundamente triste.

9.  Porta Apple Lightning

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

A Apple encerrou a chamada entrada Lightning, que era usada para carregamento de seus aparelhos. Na verdade, o cabo havia sido já proibido pelo Parlamento Europeu, por conta de uma lei que obriga smartphones e tablets a serem compatíveis.

Por mais que a Apple tenha lutado para reverter a situação, acabou sendo obrigada a cumprir a legislação. Assim, agora em 2024, todas as empresas terão que fornecer uma entrada USB-C em seus celulares.

10. Twitter

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Ok, a rede social não acabou, mas mudou de nome após a aquisição do bilionário Elon Musk, que resolveu alterar a marca querida por muita gente. Vários usuários, inclusive, se recusam a chamar a rede social de X.

Mas o fato é que muita coisa mudou nessa rede após a aquisição do dono da Tesla, o que leva muitos especialistas suspeitarem que, em breve, ela poderá se extinguir.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho no TecMundo para ficar por dentro de assuntos sobre tecnologia, ciência e entretenimento. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.