Microsoft vai encerrar plataforma de realidade mista do Windows

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft vai encerrar plataforma de realidade mista do Windows
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (21) que vai descontinuar o Windows Mixed Reality, plataforma de realidade mista integrada ao Windows. O aplicativo Mixed Reality Portal e o Windows Mixed Reality para Steam VR e Steam VR Beta também serão encerrados.

A decisão foi confirmada em uma atualização feita pela Microsoft na lista de recursos preteridos do sistema operacional. Na página, a companhia escreveu que o sistema de realidade mista “será removido em uma versão futura do Windows”, sem fornecer maiores detalhes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A plataforma de realidade mista do Windows é usada para jogos e várias outras aplicações.A plataforma de realidade mista do Windows é usada para jogos e várias outras aplicações.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Lançada em 2017 como parte do Windows 10, a plataforma combina os mundos físico e virtual, possibilitando usar o sistema operacional em um ambiente 3D. O objetivo era concorrer com outros serviços de realidade virtual desenvolvidos pela HTC e a Oculus, esta última agora pertencente à Meta.

Diversos tipos de aplicações aproveitam a tecnologia desenvolvida pela Microsoft para colocar o usuário em um mundo imersivo, incluindo jogos e softwares de design, educação e outros segmentos. Além do computador, o Windows Mixed Reality exige o uso de equipamentos como headset compatível, fones de ouvido e sensor de movimento.

Mudanças na divisão de RV da Microsoft

A descontinuação da plataforma de realidade mista do Windows é mais uma das mudanças recentes que a divisão de RV da Microsoft tem enfrentado, como destaca o The Verge. No ano passado, o chefe do HoloLens, o brasileiro Alex Kipman, deixou a empresa após acusação de assédio sexual.

Pouco tempo depois, a mesma área estava entre as mais afetadas pela demissão em massa da Microsoft, que resultou no corte de 10 mil empregos. Entre os demitidos, havia profissionais envolvidos nos projetos de realidade mista da empresa, incluindo os responsáveis pelo app Altspace VR, igualmente descontinuado.

Mesmo com as mudanças, a tecnologia segue recebendo investimentos na companhia. Entre os destaques, está o app Microsoft Mesh, que nos próximos meses passará a oferecer reuniões de trabalho em espaços virtuais sem a necessidade de usar headset.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.