Brasileiro Alex Kipman, inventor do HoloLens, deixa Microsoft

1 min de leitura
Imagem de: Brasileiro Alex Kipman, inventor do HoloLens, deixa Microsoft
Imagem: Shutterstock

O brasileiro Alex Kipman, um dos inventores do HoloLens, headset de realidade aumentada da Microsoft, pediu demissão da empresa nesta quarta-feira (8), segundo o site Business Insider. De acordo com a publicação, o cientista de Curitiba (PR) está renunciando após alegações de comportamento inadequado com algumas funcionárias.

A Microsoft não confirmou as informações, mas o GeekWire obteve cópia de um e-mail interno assinado ontem (7) pelo chefe da nuvem da Microsoft, Scott Guthrie, no qual informa aos subordinados: “Decidimos mutuamente que este é o momento certo para ele deixar a empresa para buscar outras oportunidades”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A correspondência não menciona, no entanto, as alegações de má conduta, e diz que Kipman ainda permanecerá na divisão por dois meses, para ajudar na transição. Com a saída do brasileiro – que também desenvolveu o controle de movimento Kinect para Xbox – sua equipe se juntará à à organização Windows + Devices, comandada pelo diretor de produtos da Microsoft, Panos Panay.

Fonte: Alex Kipman/Instagram/Reprodução.Fonte: Alex Kipman/Instagram/Reprodução.Fonte:  Alex Kipman/Instagram 

Do que Alex Kipman está sendo acusado?

Com base em fontes da Microsoft, o Business Insider afirma que mais de 25 pessoas participaram da elaboração de um relatório interno sobre a suposta má conduta de Kipman. No documento, são relatados casos de toques indesejados, além da exibição de um vídeo com “mulheres em roupas minúsculas” em uma guerra de travesseiros, considerada obscena pelos colegas.

O incidente envolvendo Kipman não é um caso isolado, segundo o Insider, que afirma se tratar de um padrão generalizado de má conduta no setor, que envolve também abuso verbal e assédio sexual. O Wall Street Journal afirmou recentemente que “alguns problemas na divisão HoloLens” já causaram a saída de pelo menos 70 funcionários da Microsoft, com 40 deles ingressando na Meta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.