Para que serve e como ativar o 'Botão do Pânico' no Opera GX?

2 min de leitura
Imagem de: Para que serve e como ativar o 'Botão do Pânico' no Opera GX?
Imagem: Opera

O Opera GX é um navegador para o público gamer, e recebe diversas melhorias e funcionalidades de tempos em tempos. Nesta semana, ele ganhou a adição de um recurso que certamente será celebrado por muitas pessoas: o "botão do pânico".

Caso esteja se perguntando sobre o que é esse botão do pânico e o que ele pode fazer por você, não se preocupe! Nas linhas a seguir, vamos falar um pouco mais sobre ele, como usá-lo e de que forma você pode adicionar mais opções à lista desse recurso. Confira na sequência!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é o botão do pânico do Opera GX?

Como o próprio nome dá a entender, o botão do pânico do Opera GX é um recurso de emergência para esconder a sua navegação. Dessa forma, caso esteja assistindo a uma transmissão do Twitch em horários errados, é possível pressionar um botão e trocar para uma aba com conteúdo seguro.

Opera GX ajuda a esconder aquela partida que está rolando no Twitch durante o expediente, evitando uma demissão por justa causa.Opera GX ajuda a esconder aquela partida que está rolando no Twitch durante o expediente, evitando uma demissão por justa causa.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Em muitos casos, ser pego no flagra realizando essas atividades têm consequências graves. Na mesma pesquisa, 30% dos participantes disseram que foram pegos por um professor ou chefe, e 22% dos respondentes recebeu uma suspensão ou demissão.

"Criamos o Panic Button como sua primeira linha de defesa quando seus segredos online estão em risco. Ao pressionar apenas um botão, você troca instantaneamente o conteúdo mais interessante por abas seguras — e ninguém fica sabendo", disse Maciej Kocemba, diretor de produto do Opera e o mentor por trás do Opera GX.

Como usar o botão do pânico?

Ativar o botão do pânico no Opera GX é uma tarefa relativamente simples. Caso queira trocar rapidamente a aba que está visualizando para outra mais segura, basta apertar a tecla F12 no seu teclado para alternar o conteúdo em evidência. Para voltar à atividade anterior, basta pressionar F12 novamente.

A opção pela tecla F12 já é nativa do próprio navegador, que conta com opções pré-instaladas para troca, como YouTube ou Wikipedia. Porém, existe a possibilidade de personalizar essas entradas, conforme mostraremos na sequência.

Como configurar o botão do pânico do Opera GX?

Caso queira adicionar um toque mais pessoal às entradas do botão do pânico do navegador gamer, basta seguir as etapas que estão na sequência:

  • Abra o Opera GX e clique no ícone de engrenagem que está no canto esquerdo para abrir as configurações;

Clique no ícone de engrenagem para personalizar as opções do botão de pânico do Opera GX.Clique no ícone de engrenagem para personalizar as opções do botão de pânico do Opera GX.Fonte:  TecMundo/Reprodução 

  • Clique na opção Básico dentro do menu GX, depois desça a barra de rolagem até encontrar a opção Panic button;

A opção do Panic button estará mais ou menos na metade da tela após avançar com a barra de rolagem.A opção do Panic button estará mais ou menos na metade da tela após avançar com a barra de rolagem.Fonte:  TecMundo/Reprodução 

 TecMundo/Reproduç

  • O sistema mostrará, por padrão, 10 opções de sites que vão abrir ao pressionar a tecla F12. Caso queira trocar alguma delas, basta clicar no ícone de lixeira para apagar uma opção e depois em Adicionar para incluir outro site.

Caso queira, basta apagar uma ou mais opções apresentadas para personalizar o botão do pânico do Opera GX..Caso queira, basta apagar uma ou mais opções apresentadas para personalizar o botão do pânico do Opera GX..Fonte:  TecMundo/Reprodução 

Vale lembrar que, ao pressionar F12, o usuário não tem controle da página que vai abrir. O sistema escolhe uma das opções registradas de maneira automática, então observe bem os sites cadastrados caso ache melhor trocar para coisas mais seguras (como apenas sites de notícias ou o Google, por exemplo).

E você, já usou o botão do pânico do Opera GX? O que achou dessa adição feita pela equipe do navegador? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do TecMundo utilizando as nossas redes sociais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.