Panic Button: atalho do Opera GX ajuda a esconder navegação inapropriada

1 min de leitura
Imagem de: Panic Button: atalho do Opera GX ajuda a esconder navegação inapropriada
Imagem: Getty Images/Reprodução

O Opera GX introduziu um atalho que, ao ser acionado, substitui instantaneamente sua navegação atual por uma página neutra, garantindo que qualquer conteúdo em exibição seja ocultado.

O Panic Button foi especialmente desenvolvido para pausar imediatamente a reprodução em todas as abas e abrir uma nova janela com conteúdo seguro no caso de uma visita inesperada, ou quando você é surpreendido pelo chefe enquanto assiste a transmissões na Twitch, em vez de se concentrar no Excel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A inclusão do recurso do "botão de pânico" foi impulsionada pela seguinte revelação: 36% dos entrevistados, em um estudo realizado pelo Opera em dezembro de 2023, confessaram acessar conteúdo inapropriado durante o expediente de trabalho, escola ou faculdade.

"Criamos o Panic Button como sua primeira linha de defesa quando seus segredos online estão em risco. Ao pressionar apenas um botão, você troca instantaneamente o conteúdo mais interessante por abas seguras — e ninguém fica sabendo”, disse Maciej Kocemba, diretor de produto do Opera e o mentor por trás do Opera GX.

Como acionar o Panic Button

Recurso do Opera GX permite a troca rápida da navegação atual por páginas adequadas ao ambiente.Recurso do Opera GX permite a troca rápida da navegação atual por páginas adequadas ao ambiente.Fonte:  Opera GX/Divulgação 

O novo Panic Button pode ser ativado com a tecla F12 do teclado. O Opera GX permite que você escolha um site para ser sua aba segura, como opções pré-instaladas como YouTube, Twitch e Wikipedia, ou alternativas personalizadas pelo usuário. E, quando a situação estiver tranquila, é só apertar F12 novamente para trazer de volta suas abas.

Segundo o estudo do Opera GX, o acesso a conteúdo inapropriado é uma realidade para muitos usuários, incluindo redes sociais (61%), conteúdo adulto explícito (58%), jogos (51%), compras online (51%) e sites de relacionamento (36%). E as consequências podem ser graves: um terço dos envolvidos enfrentou advertências ou até mesmo suspensão e demissão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.