Software

Microsoft anuncia Phi-2, nova IA que promete ser mais eficiente que o Llama-2

O novo pequeno modelo de linguagem consegue superar IAs até 25 vezes maiores graças aos avanços em dimensionamento de dados

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

14/12/2023, às 11:30

Microsoft anuncia Phi-2, nova IA que promete ser mais eficiente que o Llama-2

Fonte:

Imagem de Microsoft anuncia Phi-2, nova IA que promete ser mais eficiente que o Llama-2 no tecmundo

A Microsoft lançou o Phi-2, seu novo pequeno modelo de linguagem (SLM). A inteligência artificial (IA) é uma evolução do Phi-1 e, segundo a empresa, consegue superar ferramentas até 25 vezes maiores do que ela em testes de desempenho.

O Phi-2 é descrito pela Microsoft como o "playground ideal" para pesquisadores. Ele pode ajudar a aperfeiçoar uma variedade de tarefas, tudo dentro do Azure AI Studio.

Diferente de modelos de linguagem tradicionais — os chamados LLMs —, o Phi-2 conta com uma quantidade menor de parâmetros. Isso o torna o processamento de dados "mais leve", mas ainda mais eficiente do que o Mistral e o Llama-2, da Meta, em testes de benchmark.

Segundo a Microsoft, o Phi-2 é um modelo de associação preditiva de palavras para geração de conteúdo, como o ChatGPT. Ele foi treinado durante 14 dias em 1,4 trilhão de tokens oriundos de dados sintéticos puxados da internet.

O Phi-2 consegue superar até mesmo o Gemini, o modelo de linguagem mais avançado do Google. A Microsoft aponta que o próprio projeto conseguiu solucionar problemas tão bem quanto a IA do Google em alguns cenários.

Por ser um pequeno modelo de linguagem e calcular menos variáveis para gerar resultados, o Phi-2 requer menos poder computacional para funcionar. Isso barateia o uso da plataforma, o que é essencial para implementações mais singelas.

Phi-2 é voltado somente para pesquisas

Contudo, o Phi-2 não está disponível para uso comercial — tampouco para o público geral. A ferramenta foi preparada para uso exclusivo por pesquisadores, portanto você não verá ele atuando em aplicativos ou serviços da Microsoft (ao menos, por enquanto).



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.