ChatGPT, Bard, Copilot e mais: as 7 melhores IAs de 2023

4 min de leitura
Imagem de: ChatGPT, Bard, Copilot e mais: as 7 melhores IAs de 2023
Imagem: GettyImages

A inteligência artificial está transformando radicalmente a maneira como interagimos com a tecnologia e o ano de 2023 veio para comprovar este fato. Desde a geração de texto avançada até o desenvolvimento autônomo de veículos, as IAs estão moldando o futuro.

Diante de tantas novidades que surgem pelo mundo tecnológico, é importante conhecer aquelas que estão liderando o setor em termos de inovação e experiência facilitada para os usuários. Quer saber mais sobre as melhores IAs de 2023? Continue lendo e conheça a lista que preparamos para você!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. ChatGPT-4

Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT-4 é uma evolução notável das gerações anteriores, representando a última iteração do modelo de linguagem da empresa. Essa inteligência artificial marcou o ano de 2023 por levar a compreensão contextual e de conversação a novos patamares.

ChatGPT-4ChatGPT-4Fonte:  GettyImages 

Desde assistência virtual até geração de conteúdo, o ChatGPT-4 destaca-se pela capacidade de entender nuances linguísticas complexas e responder com precisão em contextos e comandos diversos na plataforma.

2. Bard

Apesar do seu lançamento ter ocorrido aos trancos e barracos, o Bard é uma IA conversacional criada pelo Google para competir com o ChatGPT. Baseado na família de modelos de linguagem LaMDA, o Bard foi recebendo atualizações importantes ao logo de 2023 que o tornaram cada vez mais atrativo.

Agora, o usuário pode inserir comandos utilizando a integração do chatbot com os demais serviços do Google, como Google Lens, Gmail, Docs, Drive, Maps, YouTube e Google Voos e Hotéis. Ou seja, você pode pedir ao Bard para encontrar certo documento que está no Drive e resumi-lo em um pequeno parágrafo.

3. Copilot

O Copilot veio para substituir a Cortana como assistente virtual nos produtos Microsoft e colocar a empresa na corrida pelo título de melhor inteligência artificial do mundo. Disponibilizada para o Windows 10 e 11, o Copilot auxilia os usuários para realizar ações em diversos programas da Microsoft por meio de comandos de voz e texto.

Com a ajuda do Copilot, é possível criar imagens no Paint, pesquisar informações, iniciar os aplicativos do seu computador, ajustar configurações do PC, entre outras tarefas do cotidiano.

Copilot utiliza o GPT-4, tecnologia de IA mais avançada da OpenAI.Copilot utiliza o GPT-4, tecnologia de IA mais avançada da OpenAI.Fonte:  Microsoft/Reprodução 

4. Midjourney

A qualidade na criação de conteúdo visual feita pela inteligência artificial Midjourney encanta a todos os usuários. A ferramenta permite gerar imagens em diferentes estilos artísticos, desde fotografias realistas até ilustrações e logomarcas, a partir de um simples comando textual.

Para utilizar a versão Beta do Midjourney, é preciso fazer o login por meio de uma conta no Discord, acessar o canal e digitar o comando em inglês iniciado por “/imagine” – use o Google Translate para auxiliar na tradução!

Midjourney se destaca entre as melhores IA em 2023.Midjourney se destaca entre as melhores IA em 2023.Fonte:  Midjourney/Captura de tela 

Após a inserção do comando, aparecerá quatro alternativas da imagem que você solicitou. Caso tenha gostado de uma delas, é possível fazer o download em alta resolução ou pedir uma nova versão de uma das imagens geradas. Com Midjourney  gratuito, a criação é limitada a 25 imagens.

5. Dall-E

Outro produto de IA desenvolvido pela OpenAi é o software Dall-E. Essa ferramenta cria imagens a partir de prompts de texto. O seu acesso é gratuito por meio do site e, em segundos, ele é capaz de gerar imagens de objetos, lugares e até mesmo feições humanas com precisão e realismo.

Além disso, o DALL-E oferece a opção de editar a imagem criada pelo comando ou de um arquivo enviado pelo usuário. A última versão do DALL-E, o DALL-E 3, está disponível gratuitamente no buscador Bing, da Microsoft.

6. Synthesia

Dentre as melhores ferramentas de IA para criar vídeos, a Synthesia se destaca com possibilidade de gerar conteúdos em até 120 idiomas de forma rápida e intuitiva. A plataforma foi fundada em 2017 por uma equipe de pesquisadores e empreendedores de IA da UCL, Stanford, TUM e Cambridg e pode ser acessado pelo navegador.

O Synthesia STUDIO é baseado em assinaturas mensais e anuais.O Synthesia STUDIO é baseado em assinaturas mensais e anuais.Fonte:  Synthesia/Captura de tela 

As opções de avatares Synthesia também chama a atenção. São mais de 100 tipos disponíveis. Para o uso empresarial, a IA ainda oferece um avatar exclusivo para representar cada marca que utiliza a ferramenta.

Na página inicial, a Synthesia sugere transformar textos em vídeos para diversos objetivos, como capacitações em vendas, atendimento ao cliente e marketing. Uma ótima opção para quem tem baixo orçamento ou está iniciando na área de edição de vídeos!

7. Murf.AI

O Murf.AI se destaca como um gerador de voz ultra-realista alimentado por inteligência artificial. Com a capacidade de transformar texto em fala de forma natural, ele oferece vozes em 20 idiomas, incluindo opções masculinas, femininas e neutras, além de uma variedade de sotaques. A praticidade vai além, permitindo a personalização para criar vozes autênticas.

Outras funcionalidades notáveis do Murf.AI são o trocador de voz, que possibilita a gravação sem a necessidade da sua própria voz como locução, abafar ruídos do áudio original e ajustar o volume conforme desejado.

Para fazer download do áudio gerado, é preciso pagar um dos planos premium da IA.Para fazer download do áudio gerado, é preciso pagar um dos planos premium da IA.Fonte:  Murf.AI/Captura de tela 

Além disso, o Murf.AI é uma ferramenta versátil adequada para diversos propósitos. Pode ser utilizado em audiobooks, podcasts, anúncios no Spotify, vídeos para YouTube e eLearning. Se você busca uma solução completa para aprimorar seus projetos audiovisuais, essa inteligência artificial é a escolha certa.

Gostou do conteúdo? Não deixe de explorar essas inovações e ficar por dentro das últimas tendências tecnológicas. Veja também no TecMundo as 7 ferramentas de IA que te permite criar apresentações incríveis!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.