Adeus, Beeper Mini! Apple bloqueia app que liberava iMessage no Android

2 min de leitura
Imagem de: Adeus, Beeper Mini! Apple bloqueia app que liberava iMessage no Android
Imagem: Beeper

A Apple levou pouco mais de um dia para reagir ao Beeper Mini, aplicativo lançado para Android que permitia o envio de mensagens pelo iMessage. Após ficar sabendo do caso, a Maçã bloqueou o acesso da plataforma aos seus sitemas.

De acordo com a declaração da própria Apple, o objetivo da ação foi proteger a privacidade dos usuários. Segundo a companhia, o mecanismo usado por aplicativos como o Beeper Mini podem ser inseguros e resultar na obtenção de dados dos dispositivos do público.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Veja o comunicado completo da empresa sobre o Beeper Mini:

"Na Apple, nós construímos nossos produtos e serviços com tecnologias de segurança e privacidade líderes da indústria, criados para dar ao usuário o controle sobre seus dados e mantendo informações pessoais guardadas. Nós tomamos medidas para proteger nossos usuários bloqueando técnicas que exploram credenciais falsas para ganhar acesso o iMessage.

Essas técnicas apresentavam riscos significativos à segurança e privacidade do usuário, incluindo o potencial de exposição de metadados e permitir o envio de mensagens não solicitadas, spam e ataques de phishing. Nós vamos continuar lançando atualizações no futuro para proteger nossos usuários".

A saga do Beeper Mini e o iMessage no Android

Lançado no início de dezembro de 2023, o Beeper Mini é um app de mensagens que permitia o envio de recados a partir do iMessage, o sistema exclusivo da Apple para o iPhone.

Por dentro, a plataforma confunde os sistemas da própria Apple e simula o envio de uma mensagem pelo iPhone, mesmo o usuário esteja em um aparelho com Android. Esse caso foi tido pela empresa como o uso de "credenciais falsas" e foi o principal motivo que levou o app a ser bloqueado.

As funções do Beeper Mini, incluindo o uso da cor azul nos balões de conversa usando Android.As funções do Beeper Mini, incluindo o uso da cor azul nos balões de conversa usando Android.Fonte:  Beeper 

Em resposta, os desenvolvedores informaram ao The Verge que o Beeper Mini usa sistemas de criptografia e que está disposto a compartilhar o código do serviço com a empresa para que ela confirme as práticas de segurança.

"O que nós construímos é bom para o mundo. É algo que praticamente todos nós podemos concordar que deveria existir", afirma Eric Migicovsky, um dos responsáveis pelo mensageiro alternativo. Ele ainda confirma que continuará trabalhando para colocar o serviço novamente no ar.

A Apple segue há anos batendo na tecla de que a comunicação via iMessage no Android não é e não será possível. Entretanto, a empresa anunciou que iPhones serão compatíveis com o padrão de mensagens RCS, o que ao menos deve aumentar a segurança na troca de mensagens de texto entre dispositivos móveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.