iPhone pode ganhar câmera sob a tela somente em 2027, afirma rumor

1 min de leitura
Imagem de: iPhone pode ganhar câmera sob a tela somente em 2027, afirma rumor
Imagem: Getty Images/Reprodução

A câmera frontal sob a tela pode ser uma das próximas novidades do iPhone, devendo estrear no celular da Apple depois de 2026, conforme revelou o site The Elec nesta quarta-feira (6). A tecnologia, que permitirá aproveitar toda a área da face frontal do dispositivo, estaria sendo desenvolvida pela LG Innotek.

Citando fontes da indústria, a publicação afirma que a Apple escolheu a fabricante sul-coreana para o projeto, intitulado “câmera sob o painel”, ou UPC, em inglês. Neste método, a lente fotográfica se localiza abaixo da tela e só fica visível quando o usuário acioná-la para fotos, vídeos ou o reconhecimento facial.

Com a implementação da tecnologia, toda a face frontal do iPhone ficará disponível para o usuário.Com a implementação da tecnologia, toda a face frontal do iPhone ficará disponível para o usuário.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Dessa forma, todo o display fica disponível para a exibição de conteúdos, como filmes e séries, tornando a experiência muito mais imersiva. Mas devido à complexidade de implementação do mecanismo, é possível que a gigante de Cupertino mova o sensor do Face ID primeiro para a área.

Assim, a câmera de selfie do iPhone passaria da ilha dinâmica para o design de câmera perfurada e só depois todo o conjunto seria movido para trás da tela. De acordo com o relatório, é provável que isso aconteça a partir de 2026, com a mudança completa estando disponível no iPhone 19, em 2027.

Limitações da tecnologia

Diferente do módulo convencional, o sensor da câmera sob a tela recebe uma menor quantidade de luz, pois ela precisa passar pelo display para ser captada pela lente. Com isso, fotografias e vídeos podem apresentar um resultado ruim, devido à baixa quantidade de brilho.

Para resolver este e outros problemas, a LG Innotek desenvolveu uma lente especial, chamada Freeform Optic, que possui a capacidade de minimizar as limitações da tecnologia. Nela, o módulo é composto por múltiplas lentes e inclui uma forma curvada em uma ou mais delas, melhorando a quantidade de luz captada.

Esta novidade, que pode estar presente nas futuras gerações do iPhone, já apareceu em patentes divulgadas pela fornecedora em 2021. Vale lembrar que outras marcas também têm trabalhado no desenvolvimento da tecnologia, como a ZTE e o seu celular Axion 20, uma das pioneiras no uso do recurso, a Oppo, a Xiaomi e a Samsung.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.