Google confirma e explica mudança de logo e fonte do Android; veja comparativo

2 min de leitura
Imagem de: Google confirma e explica mudança de logo e fonte do Android; veja comparativo
Imagem: Reprodução/Google

O Google oficializou, nesta terça-feira (05), a mudança no logo e fonte do Android, o sistema operacional móvel da empresa. As novas imagens são baseadas no Material Design e pretendem “se conectar com as pessoas, comunidade e momentos culturais”.

A última grande atualização do software havia sido realizada em 2019, quando o logotipo do Android ficou mais acessível e de fácil leitura. Na época, a gigante de Mountain View também acabou com as nomenclaturas de doces, como Android Lollipop e Android KitKat.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pelo menos desde junho de 2023 a empresa já estava utilizando o novo robozinho. Contudo, ela ainda não havia se pronunciado oficialmente sobre o assunto, o que mudou hoje. Confira, abaixo, o logo antigo e o novo:

O novo robozinho tem mais curvas e se parece um pouco mais com o logotipo do Google. “Esperamos que essas pequenas, mas significativas atualizações na fonte Android comuniquem melhor a relação entre os dispositivos Android e os aplicativos e serviços do Google que as pessoas já conhecem”, diz trecho do comunicado divulgado pela empresa.

Mais mudanças

O logotipo do Android está com um visual 3D e o bugdroid, que é nome do boneco, agora aparece com mais personalidade. Segundo o Google, a ideia foi deixar o personagem mais dinâmico e fazer com que ele tivesse um corpo para que ele transite em ambientes digitais e da vida real.

Para ressaltar essa transformação, o boneco está com visuais coloridos, agora usa chapéus e tem até novas cores além do verde.

AndroidA palavra "Android" agora se escreve com a primeira letra em maiúscula (Imagem: Reprodução/Google)

E não foi só o robô que mudou, já que também houve alterações na tipografia no nome do software. O nome da marca do sistema operacional mudou de “android”, com todas as letras minúsculas, para “Android”, com a primeira letra maiúscula.

“Acreditamos que nosso sistema de marca e a forma como aparecemos visualmente para o mundo devem refletir o espírito central do Android de ser aberto, interativo e inclusivo. É por isso que estamos compartilhando uma atualização em nossa identidade visual que representa melhor nossa comunidade Android — que também é muito divertida”, destacou o Google.

Novas ferramentas no Android

O Google aproveitou as mudanças visuais no Android para fornecer mais detalhes acerca das ferramentas que estão chegando ao sistema. Confira, a seguir, as principais atualizações:

  • O widget Assistant At a Glance com IA usa IA e servirá para fornecer informações como alertas meteorológicos, atualizações dinâmicas de viagens e lembretes de eventos futuros na tela inicial;
  • As perguntas e respostas de imagens no Lookout tornam o conteúdo visual mais acessível usando IA para gerar descrições mais detalhadas;
  • O Google Wallet agora permite a importação de fotos para digitalizar cartões que possuem um código de barras ou um código QR, como cartões de academia ou de biblioteca, por exemplo;
  • Novos aplicativos de comunicação chegarão em breve ao Android Auto, como Webex e Zoom.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.